Depois da entrega de cheques do auxílio habitacional e da vistoria nas obras de pavimentação, o governador Helder e comitiva seguiram para o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC), prédio em que funciona o Instituto Médico Legal (IML), na Folha 30, Núcleo Nova Marabá. O espaço, que operava em situação insalubre, foi revitalizado como forma de garantir otimização dos serviços de perícia criminal. Ao todo, 35 municípios são assistidos pela unidade.
A reconstrução envolveu, na estrutura da Unidade Regional de Marabá, as áreas do Instituto Médico Legal (IML) e do Instituto de Criminalística (IC). A sala de necropsia, por exemplo, foi readequada com a implantação do espaço para desinfecção das mesas.
O plano de tratamento de efluentes biológicos e a construção de esgoto para descarte dos resíduos líquidos, que antes eram despejados em via pública, também fazem parte da reforma. Ambos cumprem as normas relativas à biossegurança de acordo com as leis municipal, estadual e federal.
Leia mais:Além disso, todos os laboratórios foram readequados com sistema de energia para armazenamento de material biológico, assim como as salas de balística, que agora contam com novo estande de tiro para perícia de armas e espaços para armazenamento seguro dos armamentos periciados, material explosivo e entorpecentes.
Uma rampa que garante acesso de pessoas portadoras de deficiências físicas ao interior do prédio foi instalada na área externa. A pintura do local também foi reforçada, dando um toque mais moderno, do ponto de vista estético, ao espaço tão frequentado por cidadãos, membros de instituições da Justiça e da própria Imprensa.
Diante da relevância dos serviços prestados pela perícia criminal, o governador Helder Barbalho destacou a importância da reconstrução da unidade aos servidores. “A perícia criminal foi determinante em casos de repercussão no Estado, como a queda da ponte do Moju, as mortes no Guamá, entre outros crimes. É nosso dever promover melhores condições aos peritos criminais por meio desta unidade”, frisa ele.
Para o diretor-geral do Centro de Perícias, Celso Mascarenhas, a reforma indica o compromisso do governo com a perícia criminal, sobretudo diante das condições precárias que a atual gestão havia recebido o prédio. “A unidade estava em condições insalubres em todos os setores. Agora, temos uma unidade totalmente reconstruída, um sinal de como a perícia criminal está sendo valorizada”, avalia.
O mesmo reconhecimento à perícia criminal foi feito pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Ualame Machado. “Uma nova unidade aos peritos desta região, que atendem 35 municípios com participação ativa na produção de laudos que ajudam a segurança a combater a violência nessas localidades. A reforma foi essencial para que continuem colaborando para isso”, destacou o secretário.
Helder visitou todos os espaços da unidade reformada acompanhado dos deputados estaduais Chamonzinho e Fábio Freitas; do secretário de Integração Regional do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, do secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, e do presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab) Adler Silveira. (Da Redação)