O governo federal autorizou nesta quinta-feira (20) o envio de tropas da Força Nacional de Segurança Pública para os estados de Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraná e Pernambuco.
O envio das tropas foi publicado no “Diário Oficial da União”, e a portaria é assinada pelo ministro da Justiça, André Luiz Mendonça.
Conforme a portaria, o envio das tropas integra o Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta, lançado no ano passado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo então ministro da Justiça, Sergio Moro, para tentar combater crimes violentos.
Leia mais:A portaria publicada no “Diário Oficial” define que o “foco” das tropas da Força Nacional será a atuação nos seguintes municípios (por ordem alfabética):
- Ananindeua (Pará);
- Cariacica (Espírito Santo);
- Goiânia (Goiás);
- Paulista (Pernambuco);
- São José dos Pinhais (Paraná).
Conforme o governo, as tropas permanecerão nos estados até 20 de dezembro deste ano.
“As operações terão o apoio logístico dos estados e municípios envolvidos, que deverão dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública. O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública”, informa a portaria publicada pelo Ministério da Justiça.
Definição dos municípios
Em maio do ano passado, o governo federal informou que enviaria as tropas para as cincos cidades definidas na portaria desta quinta-feira em razão dos “altos índices de criminalidade, especialmente de homicídios”.
Na ocasião, o então ministro Sergio Moro informou que, “se o projeto for bem sucedido, vai ser expandido para outros municípios”. (Fonte:G1)