Como resultado parcial do trabalho desenvolvido pela Policia Civil de Marabá no decorrer da primeira quinzena deste mês de agosto, nada menos de 15 pessoas foram capturadas no contexto da operação “Araneo”, resultando em uma pessoa presa por dia neste lapso temporal de 1º a 15 de agosto.
Conforme informou o delegado Vinícius Cardoso das Neves, todos os presos foram capturados pela Polícia Civil em Marabá em razão do cumprimento de mandados de prisão em aberto no sistema, sendo que alguns deles estavam foragidos há anos, respondendo a processos por crimes de homicídio, tráfico de drogas, estupro, violência doméstica, roubo, associação criminosa e outros.
“As prisões foram realizadas no contexto da operação Araneo, que se caracteriza como um protocolo de trabalho da Polícia Civil, objetivando o cumprimento de mandados de prisão em aberto e captura de pessoas foragidas da justiça”, reafirma o delegado.
Leia mais:Ainda segundo ele, antes de os policiais irem a campo, todos os mandados de prisão são verificados e um trabalho minucioso é feito, de maneira técnica, com objetivo de se identificar com precisão o paradeiro de pessoas procuradas e, a partir daí, os policiais vão a campo com objetivo de capturá-las. “Com a prisão dos foragidos, pessoas nocivas são retiradas do meio social, trazendo-se assim maior tranquilidade e paz à população”, afirma o delegado.
Vinícius Cardoso explica ainda que o nome “Araneo”, que designa a operação é uma alusão a uma teia de aranha, devido ao trabalho policial que se cerca de todos os cuidados e depois promove um cerco aos foras da lei. (Chagas Filho – Com informações da Polícia Civil)