As vítimas de um grave acidente na manhã desta sexta-feira (14), envolvendo uma moto e um caminhão baú, foram identificadas como Osmar Alves, de 31 anos, e Jeovane Reis, de 34 anos, que trabalham como fornecedores de açaí. A situação ocorreu por volta das 6h30, no Km 21, entre Marabá e Itupiranga.
A Reportagem do Portal Correio esteve no local e conversou com o motorista do caminhão baú, João da Cruz, que contou estar trafegando na Transamazônica, quando Osmar tentou adentrar em um acesso ao lado esquerdo, porém, devido a uma caminhonete que vinha no sentido contrário, ele desistiu da manobra.
“Quando ele recuou, por causa da caminhonete que estava vindo, eu estava muito próximo e não foi possível frear. Tentei desviar, mas foi tudo tão rápido que acabou acontecendo (o acidente)”, relata João da Cruz.
Leia mais:A colisão foi tão rápida, que nem mesmo a caminhonete se livrou, tendo sida atingida também pelo caminhão baú. João complementou que vinha de Goiânia e viajava rumo a Santarém, rota que realiza há quatro anos.
O motorista da caminhonete, que vinha sentido Marabá, é Rosalino Oliveira, o qual explicou que tentou se desviar do caminhão baú, mas com a rapidez como tudo ocorreu, não foi possível. “Eu tentei fazer minha manobra, mas o motociclista, que também precisava se defender, ao fazer a dele, acabou nos deixando sem ter para onde ir. Minha caminhonete acabou ficando danificada sim, pois o caminhão bateu na frente dela”, lamenta Rosalino.
Helô Barros é proprietária de uma açaiteria na Folha 28, para a qual Osmar fornecia açaí, e foi comunicada por telefone sobre o acidente, se dirigindo imediatamente para prestar socorro ao seu amigo.
“Ele sempre fornecia açaí para mim, era um homem muito trabalhador. Ele residia na Nova Marabá, e ontem mesmo conversei com ele à noite, umas 21h30, quando pedi que ele fosse na açaiteria para buscar o restante de um pagamento que faltou eu completar. Inclusive, a moto que ele pilotava foi financiada no meu nome”, relata Helô.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava os levantamentos sobre o acidente, enquanto a Reportagem do Portal Correio entrevistava os envolvidos. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ir ao local, mas as vítimas faleceram instantaneamente.
Um deles, o próprio Osmar, ficou embaixo dos pneus do caminhão, juntamente com a moto, tendo sido esmagado pelos rodados do pesado veículo. Peritos do Instituto Médico Legal (IML) foram até o local para remover os corpos. (Zeus Bandeira e Josseli Carvalho)