Correio de Carajás

A roça abraça a tecnologia e entrega orgânicos na porta de casa

Levar verduras, legumes e frutas orgânicas diretamente do produtor para a mesa do consumidor é a proposta do Delivery da Roça, um aplicativo que atua em Parauapebas há três semanas. O Correio de Carajás acompanhou um dia do trabalho encabeçado pelo casal Maico Leal Guimarães e Maielly da Silva Sousa, desde a colheita dos produtos até a entrega ao cliente. 

O casal decidiu lançar o aplicativo pois sonhava oferecer os produtos orgânicos e priorizando os produtores locais. Atualmente, 90% do que é disponibilizado para as vendas é originário da agricultura familiar do município.

Maico e Maielly são os idealizadores do serviço que já tem cinco fornecedores

O primeiro passo de Maico para transformar o sonho em realidade foi procurar pequenos produtores da zona rural de Parauapebas que usassem apenas defensivos orgânicos. Atualmente, o empreendedor trabalha com cinco fornecedores.

Leia mais:

Ele detalha que o cliente faz o pedido no dia anterior à entrega. Os legumes mais resistentes são separados na quantidade pedida e higienizados durante a noite. No dia seguinte, nas primeiras horas da manhã, é o momento de os produtores locais entregarem na casa de Maico as hortaliças.

Maico também é o responsável por fazer as entregas no período da manhã, para que a clientes tenham tempo hábil de prepará-los para o almoço. “É um processo de preparo e cuidado para chegar na mesa do consumidor com a melhor qualidade possível”, destaca. 

Em média, diariamente, são realizadas de 10 a 12 entregas, mas no início eram apenas cinco. Cerca de 50 clientes já se tornaram adeptos do serviço. Um diferencial que vem agradando a clientela é que parte dos produtos, quando comprados em grande quantidade, são embalados a vácuo, minimizando o desperdício. 

O cultor Maquivoni de Sousa Barros é um dos responsáveis por fornecer pepino, cheiro verde, quiabo e melancia ao serviço por aplicativo. O plantio é feito na chácara de sua propriedade, no Palmares I.

Maquivoni é um dos fornecedores do aplicativo

Maquivoni afirma que o Delivery da Roça surgiu em boa hora, para melhorar a venda da colheita, e também por oferecer produtos frescos ao consumidor. Ele justifica que em tempos de pandemia muitos colaboradores deixaram de ir trabalhar, mas conseguiu manter as vendas, além de ter feito investimentos na agricultura.

Pedidos

No próprio aplicativo há uma opção que funciona como balança e onde é possível escolher a quantidade desejada, mas, dependendo do item, também é possível comprar os produtos por unidade.

Maielly é a responsável por higienizar, separar e embalar os pedidos. “O maior pico de trabalho é a noite, no dia seguinte começamos às 6h. Este trabalho é a realização de um sonho, você não imagina quantas pessoas pode impactar, é muito bom ver a satisfação dos clientes, paga o cansaço”, comemora.

A terapeuta Eugênia Moniz é uma das primeiras clientes do Delivery da Roça e destaca que esta é uma maneira de apoiar a economia local. “Se a gente puder se alimentar só de produtos orgânicos é melhor, ainda é difícil achar produtos orgânicos em Parauapebas”, destaca Eugênia, que é vegana.  

Eugênia é adepta da alimentação vegana e uma das primeiras clientes do aplicativo

Eugénia cita ainda que o app facilitou a vida dela durante a pandemia, pela compra ser virtual e a entrega ocorrer em casa. “É muito bom, muito prático não precisar sair de casa e ter a confiança de estar consumindo produtos que foram escolhidos com qualidade”.   (Theíza Cristhine)