Papa no Pará
No último dia 8 de julho foi aniversário de 40 anos da vinda do papa João Paulo II ao Estado do Pará. Ele foi recebido no Aeroporto Internacional de Belém pelo então governador, Alacid Nunes e diversas autoridades, além de uma multidão que o esperava pelas ruas de Belém.
Papa no Pará II
Leia mais:A visita do sumo pontífice marcou a agenda do Papa em 13 capitais brasileiras. Na oportunidade, três eventos foram marcantes durante a passagem pelo Pará: a visita de João Paulo II à cidade de Marituba, na Região Metropolitana de Belém; a missa celebrada na antiga avenida 1º de Dezembro, via que, em 2005, teve o nome alterado para João Paulo II; e a presença do Papa na igreja de Santo Alexandre para abençoar os fiéis com a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, descoberta pelo caboclo Plácido.
Live do Águia
O Águia de Marabá promoverá sua live solidária neste sábado, dia 11 de julho, como estreia do seu canal no YouTube, onde também promoverá a apresentação do novo ônibus do clube. A ação contará com música ao vivo com artistas locais. O objetivo é arrecadar alimentos para as famílias de pessoas que trabalhavam durante os jogos da equipe, bem como o Projeto Social da Escolinha de Futebol do Clube.
Live do Águia II
O Azulão não entra em campo para um jogo oficial desde o último dia 14 de março, quando enfrentou o Paragominas. Com a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Pará, as atividades em estádios foram suspensas pelos decretos publicados pelo Estado e Município, como medida para evitar aglomeração e o contágio do vírus. Vale lembrar que o Águia de Marabá está com a meta de atingir 1.000 inscrições em seu canal no YouTube para que possa realizar a live.
Decreto Suspenso
A Justiça Federal no Pará suspendeu o decreto que transferiu o poder de concessão de florestas públicas do Ministério do Meio Ambiente para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O juiz federal Henrique Jorge Dantas da Cruz atendeu pedido em ação popular, que recebeu parecer favorável do Ministério Público Federal.
Decreto Suspenso II
O magistrado entendeu que atribuir a gestão de florestas ao Ministério do Meio Ambiente foi uma decisão do Poder Legislativo, que contou com a sanção do Poder Executivo. E que, agora, devem ser estabelecidas as condições em que a lei deve ser executada, e não a alterar as regras de forma unilateral. Na ação, a Advocacia-Geral da União argumentou que a estruturação dos ministérios é competência do Poder Executivo e que a gestão de florestas públicas integra as políticas mais amplas de desenvolvimento sustentável. Para o órgão, a interferência do Judiciário no assunto seria “indevida”.
Investigado
O ex-secretário de Estado de Cultura, Paulo Chaves, que esteve no cargo em todas as gestões de governo do PSDB nos últimos 20 anos, é um dos investigados em uma ação civil por ato de Improbidade Administrativa proposta pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), que deve apurar possíveis irregularidades em concorrência pública realizada pela Secult, em 2016, para a locação do “Restô do Parque da Residência”. A notícia é do Diário do Pará.
Auxílio emergencial
A Caixa antecipou o calendário de saque em dinheiro aos beneficiários com direito a receber a primeira parcela do auxílio emergencial por terem sido aprovados no início do mês de junho. Essas pessoas, que pertencem ao terceiro lote que a Caixa recebeu da Dataprev, teriam originalmente a liberação do saque em espécie concluída em 18 de julho.
Auxílio emergencial II
Os beneficiários nascidos entre julho e setembro poderão sacar a partir da próxima segunda-feira (13). Já os nascidos entre outubro e dezembro poderão sacar de terça-feira (14) em diante. Beneficiários nascidos em junho permanecem com a data de saque marcada para este sábado (11). Na segunda-feira (13), seria a vez somente dos nascidos em julho, mas a antecipação incluiu os nascidos em agosto e em setembro.
INSS
A prova de vida do INSS para aposentados e pensionistas está suspensa até 30 de setembro para evitar contaminações pela Covid-19. As visitas técnicas para comprovação de vida, interrompidas desde março, também continuam suspensas. Realizada todos os anos no mês de aniversário do beneficiário, a comprovação de vida é exigida para a manutenção do pagamento do benefício. A prova de vida exige o comparecimento do segurado ou de algum representante legal ou voluntário à instituição bancária onde saca o benefício.