Uma pesquisa epidemiológica feita para levantar informações sobre a infecção pelo novo coronavírus chega a Marabá, Parauapebas e demais municípios da região Carajás, onde serão feitos testes rápidos gratuitamente na população. A ação é dividida em três fases, sendo 9 mil exames feitos em cada uma delas.
A iniciativa é uma parceria entre a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), na qual atuam 208 estudantes da área da saúde, vinculados ao curso de Enfermagem da instituição.
Ao todo, 27 mil testes serão aplicados no Pará, alcançando 52 municípios das zonas rural e urbana do Estado. Com início em 30 de junho, a pesquisa epidemiológica funciona como ação de saúde, educacional e pedagógica para os discentes.
Leia mais:“Percebemos nessa primeira semana que a pesquisa, além de produzir e aplicar questionários e testagens, se tornou também educativa. A população tem muitas dúvidas e os nossos pesquisadores também fazem orientações, especialmente, sobre as formas de prevenção da doença”, afirma o vice-reitor da Uepa e coordenador da pesquisa, Clay Chagas.
Em Marabá, os alunos da pesquisa vão a campo das 8h às 15h e percorrem várias localidades. Na região de Carajás, serão contemplados, além de Marabá, os municípios de Parauapebas, Tucuruí, Tailândia, Novo Repartimento, Dom Eliseu, Eldorado dos Carajás e São Geraldo do Araguaia. (Zeus Bandeira)