Correio de Carajás

Bombeiros treinam 24 brigadistas para combate às queimadas em Parauapebas

Vinte e quatro brigadistas da Defesa Civil estão sendo treinados pelo Corpo de Bombeiros, após o município de Parauapebas decretar a criação da Brigada de Emergência no combate às queimadas nas áreas urbana e rural. O curso teve início nesta quarta-feira (1°) e o encerramento será na próxima terça (7), no 23º Grupamento Bombeiro Militar, no Bairro Beira Rio I.

O comandante do Corpo de Bombeiro de Parauapebas, major Hugo Cardoso Ferreira, disse à reportagem que o treinamento é a concretização dos planos da corporação desde o ano passado. “Estamos tentando transformar esta realidade do número de queimadas no município, dar uma resposta melhor à sociedade que sofre no período de estiagem”, observa.

Major Hugo Ferreira: “Estamos tentando transformar esta realidade do número de queimadas no município”

Na aula inaugural do curso de brigada, afirma, foi lembrado que o Pará anualmente está em destaque pelos focos das queimadas. No ano passado, Parauapebas ocupou o segundo lugar em número de atendimentos a focos de queimadas no estado, 253 no total, 23 a menos que o município de Santarém, a primeira colocada.

Leia mais:

O coordenador Municipal da Defesa Civil, Jailson Oliveira Sousa, pontuou que este é um trabalho em conjunto. “Estamos com o efetivo de 24 homens para dar esse apoio ao Corpo de Bombeiros, ficarão todos à disposição no treinamento para o combate aos incêndios, nós estamos aqui para ajudar”. 

O curso terá a duração de cinco dias, entre aulas teóricas pela manhã e práticas no período da tarde, das 8h às 12h e das 14h às 18h. (Theíza Cristhine e Ronaldo Modesto)