Com a reabertura do principal shopping da cidade, a Estação Cidadania voltou a operar, agora em novo horário e com o número de atendimentos 60% menor. A restrição consta no decreto de retomada econômica editado pela prefeitura na semana passada, o qual ainda determina rigoroso protocolo de controle de entrada e saída de pessoas. Por sinal, a maioria dos cidadãos presentes na porta do empreendimento de compras nesta segunda-feira (22) aguardava atendimento na unidade.
Ouvida pelo CORREIO, a coordenadora da Estação Cidadania de Marabá, Eva de Araújo Abreu, pondera que, mesmo com a limitação, todos serão atendidos. “Nós temos um passivo de 20 de março até agora, mas garantimos que ninguém será prejudicado. A Polícia Civil colocará esse passivo em dia”, penhora ela.
Ainda de acordo com Abreu, antes da pandemia, cerca de 300 pessoas eram recebidas por dia na unidade. Esse número caiu para apenas 120 atendimentos/dia, visto que o decreto publicado pelo município estabelece limitação de 40% da capacidade total, o que representa redução de 60%. A medida visa a preservar o distanciamento social.
Leia mais:Já na unidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no shopping, os atendimentos seguem a mesma regra, porém com algumas complicações estruturais. É o que explica a gerente Rosileude Pereira da Silva. “Estamos nos adequando depois de quase três meses parados. Temos problemas no sistema, mas tudo deve normalizar. A biometria brevemente voltará, assim como a captura de imagem”, promete.
Rosileude esclarece que, para renovar a habilitação, o condutor não mais precisa se deslocar ao órgão e enfrentar fila. “O usuário que for renovar a habilitação, qualquer categoria, não precisa estar no Detran. Ele [usuário] tira o boleto no site do Detran, agenda o exame médico, vai à clínica e a habilitação chega no conforto de casa. Não precisa esperar em fila, o que gera muita aglomeração”, comenta.
Para renovar a carteira, o Detran utiliza os dados da habilitação anterior, o que torna o procedimento menos burocrático. De outro lado, a mesma burocracia se mantém para primeira habilitação, por exemplo. “Para mudar de categoria ou jurisdição e fazer a primeira habilitação, é necessário montar o processo, fazer a biometria e todos os procedimentos”, lista Rosileude.
Na Folha 32, o Detran só está atendendo mediante agendamento. “Em um primeiro momento, o usuário relatou muita dificuldade para agendar via 154, por conta do congestionamento, mas na semana passada nós realizamos mais de 400 vistorias, então o serviço está andando. Estamos atendendo despachantes, usuários e tudo está funcionando”, justifica ela.
Rosileude pede paciência aos usuários do serviço e indica a melhor faixa de horário para atendimento. “Eu quero pedir à nossa população que necessita do atendimento do Detran muita paciência. Todos serão atendidos, não precisa ficar na fila. É bom que as pessoas venham ao Detran por volta do meio-dia, quando o atendimento está mais facilitado”, finaliza. (Vinícius Soares e Josseli Carvalho)