Correio de Carajás

Revendedores de seminovos apontam prejuízos com agendamento do Detran

As reclamações sobre o novo formato de atendimento do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), durante a pandemia, e já citadas aqui por despachantes, também atingem o negócio de revendas de veículos. Comerciantes da área de veículos seminovos procuraram o CORREIO e se queixaram do atual formato, devido à distância entre datas do agendamento.

Desde que retomou o atendimento presencial no dia 8 e também o rigor nos prazos para documentação, o Detran mudou a forma como realiza seus serviços, operando com agendamentos. Desde as vistorias e emissões de documentos, até a retirada da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estão funcionando nessa modalidade.

Pedro Chaves é representante da Associação dos Revendedores de Veículos Seminovos (Associauto) em Marabá, que conta com seis membros, e diz que os empresários do ramo estão sendo impactados, antes de tudo, pelo fechamento prolongado do comércio e agora, pelo atendimento nas autarquias.

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“Ficamos 60 dias parados, então tivemos uma redução de 90% nos negócios. Quando houve a primeira reabertura do comércio, nossa perda foi um pouco menor, ficou entre 70% e 80%, ou seja, ainda conseguimos comercializar alguma coisa. Com a retomada no mês de junho, conseguimos nos recuperar em 50%, o que é um bom sinal”, comenta Pedro, sobre o alento da reabertura.

Ainda de acordo com Pedro, há em Marabá mais de 20 lojas de revenda de veículos nesse formato, que consequentemente enfrentam o mesmo transtorno.

Mas por que os revendedores são impactados por problemas com o Detran? Revendedoras também são responsáveis por avaliar veículos, emitir as documentações necessárias de acordo com a legislação vigente de cada estado, acompanhar negociações, realizar perícia, realizar a administração das contas, criar atividades de marketing para impulsionar as vendas, entre outras funções.

E é justamente na parte da documentação que entra os problemas com o órgão de trânsito. Segundo Pedro, a demora no atendimento do departamento vem dando sérios prejuízos para empresários do ramo.

“Temos que fazer agendamento para vistoria, por exemplo, e isso ao invés de movimentar a economia, acaba atrapalhando. Inclusive, o Detran arrecada com esses serviços, ou seja, está ‘atirando o próprio pé’ e ainda dificultando os negócios”, reclama Pedro.

TEMPO PERDIDO

Tanto para o departamento, quanto para os usuários que dependem dos seus serviços, o primeiro semestre de 2020 foi basicamente perdido. No dia 20 de janeiro, servidores do Detran deflagraram uma greve, que durou até o dia 12 de março, contando mais de 50 dias com 80% dos serviços suspensos em todo Estado.

Mas nada mudou, pois com a chegada do coronavírus no Pará ainda no mês de março, os atendimentos novamente foram suspensos. Agora, com a retomada, mesmo que realizada de forma especial, o serviço não anda.

Pedro explica que tudo isso é culpa da demora, exemplificando que “caso você compre um veículo comigo hoje, eu só conseguirei entregar a documentação dele daqui, talvez, 30 dias. Caso tenha um financiamento bancário, também não poderei concluir a operação, logo, eu não poderia vender o carro”, explica Pedro.

DETRAN SE POSICIONA

Na última reportagem publicada sobre o empecilho, pelo Correio de Carajás, o diretor do Detran, Marcelo Guedes, informou em uma divulgação feita pela Assessoria de Comunicação do órgão, que possuía ciência do congestionamento nos agendamentos tanto pelo telefone 154, quanto pelo webchat, e que já estava buscando soluções.

Na sexta-feira (19), o Correio de Carajás novamente questionou o Detran sobre as soluções anunciadas por Guedes, e através da Assessoria de Comunicação do órgão, respondeu com a seguinte nota:

“O Detran informa que os canais de comunicação do órgão estão recebendo um grande fluxo de agendamentos, o que pode causar congestionamentos. O Detran reforça que os atendimentos presenciais já estão ocorrendo, mas agora com a obrigatoriedade do agendamento prévio. E todos os prazos seguem suspensos, justamente para evitar aglomeração nas dependências do órgão e qualquer tipo de prejuízo ou penalidade ao usuário. Quanto aos questionamentos de dados incorretos no agendamento, a partir de segunda-feira (22), os serviços realizados pelo 154 e webchat terão a opção de receber o número do protocolo e os dados por SMS para conferência e comprovação do usuário”.

Ainda segundo o departamento, no sábado (20) e domingo (21), os agendamentos poderão ser realizados pelo telefone 154, pois haverá um plantão para desafogar a grande demanda pelos serviços. (Zeus Bandeira)