Durante a madrugada desta quarta-feira (17), um caminhão que faz carregamento de minério acabou arrancando uma das juntas de dilatação que dão suporte na ponte rodoferroviária sobre o Rio Tocantins, no sentido Núcleo São Félix. A peça permaneceu no local, mesmo após o incidente e causou uma lentidão no trânsito, já que muitos curiosos reduziam a velocidade para ver o que estava acontecendo.
A Reportagem do Portal Correio apurou que o incidente que removeu a junta de dilatação causou apenas danos materiais para o dono do caminhão que ocasionou o transtorno.
Ainda na madrugada, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que atenderam a ocorrência do acidente, isolaram as peças com cones de sinalização, enquanto aguardava técnicos da mineradora Vale para reparar a estrutura.
Leia mais:De acordo com motoristas que trafegavam pelo local, os problemas com as juntas de dilatação da ponte são constantes, e volta e meia, acontece delas saírem do lugar.
O Portal Correio solicitou posicionamento sobre o problema para a mineradora Vale, que respondeu em nota que “irá enviar equipe técnica ao local para avaliação em apoio ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), já que a via é federal”.
SAIBA MAIS
As juntas de dilatação são componentes construtivos essenciais para garantir a integridade e a durabilidade de pontes e viadutos. Essas estruturas estão constantemente submetidas a cargas móveis resultantes do tráfego de veículos, que fazem com que elas se movimentem.
Segundo o Portal AECweb, é “preciso que o projeto preveja fendas entre esses elementos estruturais a fim de evitar pontos de fadiga no tabuleiro e o surgimento de manifestações patológicas, como as fissuras”. (Zeus Bandeira)