A Prefeitura de Marabá acaba de publicar o Extrato de Termo de Adjudicação e Homologação para contratação de empresa especializada para elaboração de projeto em concreto sobre o Rio Itacaiunas, interligando o Bairro Belo Horizonte, no Núcleo Cidade Nova, ao Km 4,5 da BR-230, próximo ao 4º Batalhão de Polícia Militar, na Nova Marabá.
A empresa que ganhou o processo é a Maia Melo Engenharia Ltda, de Recife-PE, que apresentou o valor de R$ 1.761.392,37. O secretário de Obras Fábio Cardoso Moreira, prevê que o prefeito Tião Miranda só deverá emitir a ordem de serviço para que a empresa inicie a execução dos serviços quando a situação da pandemia do coronavírus estiver resolvida. A Maia Melo terá até dez meses para conclusão dos trabalhos. Isso significa que as obras não iniciarão este ano.
O processo de licitação ganho pela Maia Melo Engenharia iniciou em 14 de fevereiro deste ano, mas só agora o resultado final foi divulgado pela Comissão de Licitação.
Leia mais:QUEM É A MAIA?
Fundada em 1982, a Maia Melo consolidou uma posição de destaque no setor de engenharia e arquitetura consultiva, realizando serviços que abrangem todas as etapas de desenvolvimento do empreendimento, desde as fases de concepção e estudos de viabilidade até a implantação da obra.
O expressivo acervo técnico da empresa, com destaque no campo da engenharia de transportes, contempla trabalhos nas áreas de planejamento, projetos básico e executivo, gerenciamento e supervisão de obras, desenvolvimento institucional, logística e sistemas de gerenciamento de transportes na maioria dos estados do país, com incursões no exterior.
DINHEIRO PARA A OBRA
Em setembro do ano passado, o prefeito Tião Miranda foi à Câmara Municipal de Marabá apresentar o projeto de construção da nova ponte e pedir autorização para que o município faça empréstimo no valor de R$ 72 milhões para construção de uma terceira ponte sobre o Rio Itacaiunas.
Miranda sensibilizou os vereadores ao alertar que o fluxo de veículos pelas duas pontes existentes trava o trânsito entre a Cidade Nova e Nova Marabá quando ocorre algum acidente na ponte ou às proximidades dela. “Mandei realizar um projeto básico com sondagens no Rio Itacaiunas, usando drone para escolher o caminho mais viável para construir essa nova ponte. Ela ficaria entre o quartel da Polícia Militar (Nova Marabá) e uma avenida paralela à 2000”, sustentou o prefeito.
Tião disse, ainda que, embora tenha solicitado empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, ele poderá ser feito, também, por meio do Banco do Brasil, dependendo de qual proposta seja melhor para o município.
Tião Miranda revelou que a obra da ponte não será simples e ainda dependerá das licenças junto aos órgãos ambientais. Ele explicou que será necessário realizar algumas poucas desapropriações de residências para que a ponte seja construída.
Explicou, todavia, que apesar de a lei determinar a aplicação mínima de 15% dos recursos próprios do município em saúde, sua gestão tem investido 32%, o que mostra a importância que está dando para essa área. “Convido vocês, vereadores, para irmos juntos ao gabinete do governador Helder Barbalho com projeto executivo na mão, já pronto, para ele dizer com quanto vai poder entrar. Isso vai diminuir bastante o valor que teremos de tomar emprestado. Também vamos com deputados federais e senadores para que destinem emendas para esse projeto. Fazer essa ponte é inevitável para Marabá”, disse ele à época. (Ulisses Pompeu)