A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Marabá segue, sem parar, seu cronograma de distribuição dos kits de merenda escolar, para atender os estudantes das redes municipal e estadual, da cidade e do campo.
A secretária Municipal de Educação, Marilza Leite, ressalta que a distribuição de alimentos neste período de suspensão de aulas devido à pandemia do coronavírus, segue as regras definidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e as determinações do PNAE.
No Departamento de Merenda Escolar 27 servidores trabalham todos os dias da semana na logística de preparar e enviar os kits de merenda para as escolas, que por sua vez os repassa para os alunos.
Leia mais:Em relação ao cronograma de entrega dos kits de merenda, Marilza Leite esclarece que já foram atendidos todos os alunos da Educação Infantil da zona urbana, e os alunos do 1º e 2º segmentos do Ensino Fundamental da Marabá Pioneira.
São Félix e Morada Nova passaram a receber os alimentos nesta semana, e a estimativa é de que a entrega seja concluída até o final da próxima semana. Em seguida, será a vez do bairro Nova Marabá, e logo após, o bairro Cidade Nova.
Na etapa seguinte serão contemplados estudantes do campo, envolvendo todos os segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Ensino Médio.
Concluída a entrega, terão sido atendidos quase 70.000 alunos da rede pública de Marabá. “Usamos os repasses dos recursos federais, mas o Município complementa com recursos próprios”, informa a secretária de Educação.
Augusto Alves Filho, coordenador do Departamento de Merenda Escolar da SEMED, lembra que os alimentos para o kit são adquiridos através de processo licitatório que inclui vários fornecedores, e neste período de pandemia alguns deles não estão conseguindo atender a demanda em tempo hábil, o que atrasa o serviço de entrega. Explica, ainda, que não pode ampliar a equipe que trabalha no Centro de Distribuição de Merenda, para evitar aglomeração de pessoas por conta do coronavírus. “Estamos fazendo o máximo para agilizarmos a entrega, mas nos deparamos com um inimigo invisível e trabalhamos com vidas, com seres humanos. Quanto mais colocarmos pessoas para manipular esses alimentos, mais risco de contaminação haverá”, adverte.
O coordenador do Departamento de Merenda ressalva, também, que diferente de outros municípios da região e do País, Marabá atende 252 escolas com merenda escolar (municipais e estaduais), e muitas delas estão localizadas a mais de 150 km da sede.
Por fim, Augusto Alves garante que os alimentos que estão sendo enviados para os alunos foram selecionados por sete nutricionistas, mantendo proteínas, lipídios e carboidratos, com macronutrientes e também micronutrientes. “No kit, temos também carne moída, filé de frango ou sardinha, tudo confeccionado de modo a atender os alunos nutricionalmente”, diz ele.