Médicos e a covid
Um levantamento do Sindicato dos Médicos de São Paulo indica a morte de mais de 103 médicos que atuaram no combate à covid-19, em todo o país. Os estados que mais perderam médicos foram São Paulo, Pará e Rio de Janeiro. Eles fazem falta nos postos de saúde, clínicas, emergências e hospitais nessa hora que tanto precisamos e deixam um vazio em suas famílias. A secretaria de saúde do Pará lamentou a morte dos profissionais.
Dinheiro bem-vindo
Leia mais:O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) autorizou a liberação de R$ 1,2 milhão para a ações de defesa civil em cinco cidades do Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e de São Paulo – localidades afetadas por desastres naturais diversos. As decisões foram publicadas na edição de 20 de maio do Diário Oficial da União. Aqui no Estado, Marabá receberá R$ 645,7 mil após registrar inundações. Os recursos seriam destinados à aquisição de cestas básicas, água potável e colchões para famílias nas regiões atingidas. É bom lembrar que o período de cheia dos rios na cidade já passou, mas o recurso deve cobrir gastos já realizados pela prefeitura.
Desastres naturais
Para receber auxílio emergencial do MDR, estados e municípios atingidos por desastres naturais precisam obter o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública, deferido pela União. É necessário atender aos critérios exigidos pela Instrução Normativa n. 2/2016. Prefeituras e governos devem apresentar o diagnóstico dos danos e um plano de trabalho para a execução das ações.
Respiradores
Segundo o Governo Federal, até o momento, foram entregues 823 respiradores hospitalares a 16 estados do país. As Unidades da Federação que mais receberam foram o Rio de Janeiro (150), Pará (130), Amazonas (120), Ceará (75), Pernambuco (50) e Amapá (45). Os números foram apresentados pelo secretário executivo adjunto do Ministério da Saúde, Élcio franco, e o secretário substituto de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, durante entrevista no Palácio do Planalto.
Pensionistas
Nova rodada de pagamentos do INSS beneficiará milhares de brasileiros. A partir da próxima segunda-feira (25), mais de 30 milhões de aposentados e pensionistas começarão a receber os valores referentes a segunda parcela do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social. A liberação, que normalmente acontece apenas no segundo semestre, foi antecipada como uma das medidas de contenção da crise gerada pelo novo coronavírus. Se você está em dúvidas sobre o valor do 13° do INSS, confira mais detalhes no artigo abaixo.
Banco aberto hoje
A agência da Caixa Econômica Federal que estará atendendo neste sábado (23) para assuntos exclusivos do auxílio emergencial do governo é a da Marabá Pioneira. O funcionamento é das 8 às 12 horas.
Cheia dos rios
Ontem o Rio Tocantins estava na marca dos 7,66 metros acima do normal em Marabá. Segundo o Boletim de Níveis e Vazões da Eletronorte o rio deve ganhar volume nos próximos dias, até 8,05 metros no dia 25 de maio.
Clima e tempo
A região Norte do país tem tempo encoberto a nublado com pancadas de chuva, neste sábado (23). No norte do Amazonas, em Roraima e no Amapá, tempo encoberto a nublado com pancadas de chuva. Em Rondônia e em Tocantins, previsão de tempo nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas. No norte do Pará, tempo parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva. Tempo parcialmente nublado nas demais áreas da região. Em Marabá, a previsão para hoje é de sol e aumento de nuvens pela manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Mínima de 24° e máxima de 34°.