Correio de Carajás

Vigilância Sanitária de Marabá interdita loja por descumprir decreto municipal

Nesta quinta-feira, dia 14, a Vigilância Sanitária de Marabá interditou uma loja de comercialização de artigos para festas na Avenida Nagib Mutran , Bairro Cidade Nova. A justificativa é que a empresa havia sido orientada, mas insistiu no descumprimento do Decreto Municipal que normatiza o funcionamento de empresas no período da pandemia do coronavírus e, então, foi notificada e interditada.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Daniel, Soares, as equipes passaram vários dias orientando e alertando os comerciantes, para evitar medidas mais durante a pandemia. “Depois de notificada, a empresa em questão foi flagrada na mesma conduta e tivemos de interditar por três dias”, explica Daniel.

O diretor da Divisa avalia que no momento atual, o comércio está relativamente calmo e o distanciamento social está tranquilo, apontando que isso se deve porque grande parte dos R$ 600,00 recebidos do governo federal por milhares de pessoas já foi usada, assim como o pagamento de salários de servidores públicos das três esferas: federal, estadual e municipal.

Leia mais:

Todavia, em relação aos comércios, diz que alguns estão teimando em reincidir nas infrações. “Alguns têm olheiros e quando a gente se aproxima, eles ligam e baixam as portas. “Ontem saímos para interditar 18 estabelecimentos na cidade, mas só conseguimos efetivamente um deles, que foi flagrado. Isso não é legal e se torna uma concorrência desleal com aqueles que estão respeitando o decreto municipal”.

A partir de agora, segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, serão aplicadas as sanções mais graves, porque estão todos devidamente orientados. “Vamos interditar por três dias, lavrar multas e até mesmo cassar alvarás de funcionamento”.

A partir da próxima semana, a Vigilância Sanitária vai começar, também, a cobrar o uso de máscaras das pessoas que saem de suas casas.

Soares explica que 12 equipes da Divisa estão trabalhando diariamente – inclusive aos finais de semana – na fiscalização e cumprimento do decreto municipal que regula o funcionamento do comércio em Marabá.

Esta semana, segundo ele, as principais vilas da zona rural de Marabá foram visitadas pela Vigilância Sanitária, além de outras comunidades adjacentes.

Nesta sexta-feira, 15, a Vigilância Sanitária e outros órgãos de segurança foram à Vila Sororó, onde foram realizadas 18 notificações e outros 30 estabelecimentos orientados sobre o cumprimento do decreto.

Na Vila Sororó, força-tarefa municipal foi fiscalizar cumprimento do decreto nesta sexta-feira

A ação da Divisa na zona rural contou com a participação de 40 pessoas, entre Guarda Municipal, agentes do DMTU, Segurança Patrimonial e Polícia Militar. “As ações tiveram cunho educativo, haja vista que é a primeira vez que visitamos as vilas. Por isso, todos os estabelecimentos que sejam essenciais ou não foram orientados ao cumprimento dos atos normativos que norteiam o comércio nesse momento de pandemia”.

Covid na Divisa

Indagado se os profissionais da Vigilância Sanitária não estão contraindo coronavírus pela exposição que estão afeitos, Daniel Soares revelou que oito fiscais tiveram que se afastar por sintomas gripais, sendo que desses, sete retornaram depois de 15 dias. “Apenas um ainda está afastado pois ainda apresentar sintomas. Mas ainda vamos testá-los pra saber se estão com covid-19 ou não”, destacou ele. (Ulisses Pompeu)