Durante a sessão remota da Câmara Municipal de Marabá nesta terça-feira, 28 de abril, o vereador Miguel Gomes Filho, o Miguelito, lamentou a perda de dois políticos de referência para Marabá no espaço de uma semana – Nagib Mutran Neto e Asdrubal Mendes Bentes. Por isso, Miguelito apresentou dois projetos de Decreto Legislativo, com o objetivo de reconhecer os relevantes serviços prestados por ambos ao município de Marabá ao longo de suas carreiras e deixar seus nomes lembrados para as futuras gerações.
Nagib Mutran Neto, de 62 anos de idade, foi médico, pecuarista, prefeito, vereador e secretário de Saúde de Marabá, e morreu no dia 22 deste mês, em Belém, por complicações respiratórias. Já Asdrubal Bentes, de 80 anos de idade, foi deputado federal por seis mandatos e vice-presidente do Águia de Marabá por dois mandatos e faleceu na última segunda-feira, dia 27.
Para homenagear a memória de Nagibinho, Miguelito propôs no Decreto Legislativo de Número 063/2020, que seu nome seja dado ao Hospital Materno Infantil (HMI) localizado na Marabá Pioneira.
Leia mais:Já para Asdrubal Bentes, o vereador apresentou o Decreto Legislativo Número 062/2020, para denominação de “Asdrubal Mendes Bentes” o Estádio Municipal que está em construção no Km 9 da Rodovia Transamazônica, próximo à Vila São José e à entrada da Estrada do Rio Preto.
Miguelito lembrou que antes mesmo de ingressar na vida política, Nagibinho foi um médico atuante em Marabá, atendendo milhares de pessoas. Também recordou que Asdrubal Bentes foi quem apresentou, no Congresso Nacional, o primeiro projeto de emancipação do sonhado Estado de Carajás, no início da década de 1990. Ele, Asdrubal, tinha 80% de votos em Marabá. Infelizmente, perdemos pessoas como Nagib e Asdrubal, que faziam de Marabá uma cidade maior. Agora, ela fica um pouco menor”, disse Miguelito, após ler os dois decretos legislativo na sessão online.
O presidente da Câmara, Pedro Corrêa, concordou com os dois projetos de Decreto Legislativo apresentados pelo colega Miguelito, mesmo lembrando que ele, Pedrinho, já havia tido aprovado, no ano passado, outro projeto para denominar o estádio de “Arena Itacaiunas”, mas que pode mudar. “Também providenciaremos a mudança para colocar o nome de Nagib Mutran Neto no HMI”, antecipou o presidente. (Ulisses Pompeu)