O nível do Rio Tocantins já registrou baixa de cerca de 20 centímetros desde domingo até a noite desta segunda-feira, dia 27. Às 13 horas desta segunda-feira (24), a régua fluviométrica da Seção Fluvial da 23ª Brigada do Exército, localizada às margens do Rio Tocantins, na Marabá Pioneira, apontava o nível do Rio Tocantins em 11,95 metros, mas à noite já estava abaixo de 11,85 metros.
Atualmente, segundo a Defesa Civil Municipal, 282 famílias, que representam 1.128 pessoas, estão distribuídas em oito abrigos, localizados na Avenida Getúlio Vargas, antiga Feirinha na entrada da Marabá Pioneira, Alzira Mutran e Z-30 (não oficial), no núcleo Velha Marabá. No núcleo Cidade Nova, as famílias estão no Galpão do Bom Planalto e na Obra Kolping, e na Nova Marabá, no galpão da Folha 32.
As famílias abrigadas estão recebendo cestas básicas da Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários. Desde o dia 13 de abril, a Defesa Civil voltou a prestar apoio logístico às famílias que já haviam retornado para suas casas. Vale destacar que o abrigo da Colônia Z-30 está funcionando sem o consentimento da Defesa Civil municipal, que depois da última cheia de março, o local encontra-se, no momento, considerado inseguro para construção de abrigos.
Leia mais:Grande parte das famílias está apressada para retornar para casa, tanto pela questão do desconforto nos abrigos, quanto pelo medo de contrair coronavírus. “Já sai de casa em várias enchentes em Marabá, mas nunca fiquei tão desesperado como agora, com medo de contrair essa doença que tá matando tanta gente por aí”, diz o pescador Luiz Carlos Pires, o Luizinho, residente na Rua João Salame, no Bairro Santa Rosa. (Da Redação)