Do início de abril até esta quarta-feira, dia 15, o município de Marabá registrou um homicídio, conforme o superintendente regional de Polícia Civil, delegado Thiago Carneiro, acrescentando que no mesmo período do ano passado, 2019, foram 12 casos, ou seja, houve redução de 91%.
Os dados foram apresentados por ele durante coletiva de imprensa realizada nesta terça (14), por órgãos municipais e estaduais, para tratar sobre a pandemia de coronavírus. O delegado destaca que essa não foi a única redução percebida desde que as pessoas passaram a praticar maior isolamento social em decorrência da Covid-19.
“Percebemos que com o isolamento social gradativo aqui na nossa região o índice de criminalidade vem diminuindo, tanto Marabá como região. Tivemos surpreendente 91% de redução no número de homicídios em Marabá e 87% na região”, informou. Em relação aos roubos, destaca, a redução foi de 77% em Marabá e 80% na região sudeste.
Leia mais:“Vale lembrar também que as polícias estão focadas no combate à Covid-19, mas estamos atentos também a ações de facções criminosas que poderão atuar nesse momento de fraqueza da população. Temos informações, inclusive, de supostos ataques que poderiam ocorrer na região e estamos atentos também para isso”, garantiu.
Aproveitando a entrevista, o superintendente destacou que em decorrência das interdições de rodovias pelo Estado do Pará no último feriado, como medida de contenção ao coronavírus, observou-se uma propagação de fake news com cunho político. Conforme ele, a Polícia Civil pretende agir para coibir esse tipo de crime.
“Com certeza a Polícia Civil irá atuar nessas questões de fake news que esão sendo divulgadas no combate à Covid-19, assim como pessoas que atrapalhem o trabalho dos órgãos de segurança. Nós percebemos associações criminosas já atuando justamente para tentar atrapalhar essas ações de segurança, com caráter político”, declarou. (Luciana Marschall e Ulisses Pompeu)