Correio de Carajás

Missa do Crisma é celebrada com igreja vazia e emociona fiéis

Com a quarentena estendida no estado, muitos templos permanecem sem receber os fiéis, a exemplo da Catedral Católica de Marabá, situada no núcleo Pioneiro. Por aqui, a Diocese continua seguindo orientações para a prevenção do novo coronavírus (Covid-19). Assim, missas presenciais e demais celebrações litúrgicas estão suspensas e só serão retomadas conforme a evolução do quadro da crise.

Na manhã desta quinta-feira santa, dia 9, a Igreja Católica celebrou a tradicional Missa do Crisma, que, diferentemente dos anos anteriores, não recebeu religiosos de fora e fiéis. Contudo, fotos impressas de bispos e sacerdotes foram posicionadas nos assentos próximos ao altar para manter o espírito da cerimônia, que foi presidida pelo bispo dom Vital Coberllini.

A igreja estava vazia, mas centenas de fiéis aderiram à nova forma de acompanhar a missa e registraram presença na ‘live’ (transmissão ao vivo) promovida nas mídias sociais da Pastoral da Comunicação (Pascom). Nos comentários do vídeo em tempo real, muitos foram os relatos emocionados de pessoas que costumavam frequentar a celebração nos dias que antecedem a Páscoa.

Leia mais:
Óleos em cima de mesa com igreja vazia

SIGNIFICADO

A Missa do Crisma, que consiste na Bênção dos Santos Óleos na Renovação das Promessas Sacerdotais, é um dos rituais mais importantes para o catolicismo. Na celebração, os óleos que serão utilizados ao longo do ano são benzidos e posteriormente aplicados em sacramentos católicos, como os batismos, crisma ou confirmação, unção dos enfermos e ordenamento dos religiosos.

Desta forma, depois da bênção, os vidros com os óleos são levados pelos padres a suas respectivas paróquias para que possa ocorrer a prática dos sacramentos dos fiéis. Nela também se renovam as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo também chamada de “Missa da Unidade”. (Da Redação)