Servidores da Secretaria de Estado da Fazenda do Pará (Sefa) apreenderam, na sexta-feira (3), no posto fiscal localizado em Palestina do Pará, no sudeste paraense, um caminhão que transportava quase cinco toneladas de queijo muçarela em barras sem nota fiscal, totalizando 1.197 barras de queijo, com 4 kg cada uma.
A mercadoria vinha de Palestina do Pará e tinha como destino o estado do Tocantins. O motorista do veículo que transportava o produto tentou evitar a fiscalização, foi perseguido e interceptado, sendo obrigado a parar.
O motorista disse que estava levando areia, mas na verificação foi constatada a existência da carga irregular. O caminhão foi escoltado até o posto fiscal, onde foi realizada a conferência física da mercadoria e a autuação, já que a carga estava desacompanhada de documento fiscal.
Leia mais:“Como o queijo apreendido era de procedência duvidosa e também estava sendo transportado sem refrigeração, a carga foi entregue à Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) para os procedimentos legais cabíveis”, informou o coordenador da Unidade da Sefa em Carajás, Volnandes Pereira. Tomando como base de cálculo o valor de R$ 57.456,00 da mercadoria, o imposto devido mais multa totalizou R$ 17.581,54. (Agência Pará)