A Polícia Civil do Pará, por meio da Superintendência Regional do Araguaia Paraense, com sede em Redenção, deslanchou na manhã desta quinta-feira (2), a Operação “Fake News”, dando cumprimento a nove mandados de busca e apreensão nas cidades Floresta do Araguaia, no sul do Estado, e Parauapebas, no sudeste.
Segundo a Polícia Civil, a operação foi iniciada nas primeiras horas da manhã e teve por objetivo identificar os autores e apreender celulares suspeitos de serem utilizados como fonte de disseminação nas redes sociais de informações inverídicas, conhecidas como “Fake News”, cometendo, assim, crimes contra a honra, injúria, difamação e calúnia.
Ainda de acordo com a polícia, a Operação “Fake News” possui caráter preventivo e será intensificada durante esse período pré-eleitoral, visando evitar a disseminação de informações inverídicas em redes sociais com finalidade de prejudicar campanhas eleitorais.
Leia mais:“Estamos investigando o caso em que duas pessoas foram vítimas de compartilhamento de áudios em aplicativos de mensagens com teor calunioso e difamatório, que aconteceu em Floresta do Araguaia e se espalhou pelos municípios do sul e sudeste do estado. As vítimas procuraram a Polícia Civil e fizeram a denúncia. Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário de Conceição do Araguaia”, explicou o delegado Luiz Antônio Ferreira, titular da Superintendência Regional do Araguaia Paraense.
Em Parauapebas, não foi informado em quais endereços foram dados cumprimentos aos mandados de busca e apreensão. (Tina Santos)