A Polícia do Pará apreendeu na tarde do último sábado (21) cerca de um milhão de dólares que estavam dentro de uma aeronave no aeroporto de São Félix do Xingu, no sul do Pará. Na hora da abordagem, o piloto do avião foi preso e o copiloto conseguiu fugir.
Segundo a Polícia Civil, o avião tinha saído de Paragominas, no sudeste do Estado, com destino a cidade de Novo Progresso, no sudoeste do Pará. Ainda de acordo com a divulgação, os policiais chegaram até a aeronave por meio de uma denúncia anônima.
Ação aconteceu por volta de meio-dia e foi coordenada pela Superintendência Regional da Policia Civil do Alto Xingu, sediada em São Félix do Xingu. Os policiais receberam a denúncia de que uma aeronave que estava na cabeceira da pista do aeroporto municipal da cidade estaria transportando drogas.
Leia mais:Imediatamente, uma equipe de policiais civis seguiu para o local para averiguar a situação. Na cabeceira da pista estava à aeronave prefixo PT-IHS.
No banco do piloto a polícia encontrou um homem que se identificou como Rafael Silveira Dias. Ele informou que havia decolado de Paragominas, no sudeste do estado, com destino a Novo Progresso, no sudoeste Pará.
Ele contou, ainda, que levava apenas um passageiro que fugiu ao notar a presença dos policiais. Dentro da aeronave, após vistoria realizada com apoio da equipe de policiais civis de Tucumã, no sudeste do Pará, foram encontrados um revólver calibre 38, dois galões contendo cerca de 50 litros de combustível para avião, além de U$ 978 mil acondicionados em uma maleta, o que equivale a quase cinco milhões de reais pela cotação atual da moeda americana.
O pilo do avião foi autuado em flagrante. Segundo a Superintendência do Alto Xingu, equipes da Diretoria Estadual de Combate à Corrupção (Decor) e da Coordenaria de Operações e Recursos Especiais (Core), de Belém, estavam seguindo para São Félix do Xingu para reforçar as investigações, que prosseguem para identificar o passageiro que fugiu e o proprietário da aeronave.
“Recebemos a denúncia pela manhã, que se tratava de tráfico de drogas, e acabamos fazendo a maior apreensão de dinheiro em dólar. São quase um milhão de dólares apreendidos. As equipes da Decor e Core assumirão as investigações”, adiantou o delegado-geral de Polícia Civil, Alberto Teixeira. (Tina Santos – com informações da Ascom/Polícia Civil)