Ela chegou!
Bem, enquanto os casos de Novo Coronavírus ainda passam longe de Marabá, por aqui vamos vivendo nossos próprios dramas, e, no caso, o nosso é bem conhecido há anos: cheia dos rios Tocantins e Itacaiúnas, e famílias de baixa renda expulsas de seus barracos em áreas alagadiças, pela água que chegou. Ontem à noite a cota do rio estava a 11,30 metros acima do normal e a minuta do decreto de Situação de Emergência já estava sobre a mesa do prefeito Tião Miranda. A previsão é de que ele assine logo cedo, nesta terça-feira, e já mande publicar.
Futebol suspenso
Leia mais:Na noite de ontem (16) sites da capital davam conta de que a Federação Paraense de Futebol decidiu suspender o Campeonato Paraense por 15 dias. A decisão é confirmada pelo presidente da entidade Adelcio Torres. Uma nova reunião está marcada para esta terça-feira (17) para decidir futuro da competição. A providência, lógico, tem a ver com a proibição de públicos de mais de 500 pessoas em eventos, decretada pelo Governo do Pará, em enfrentamento ao Covid-19.
Empresas aéreas
A companhia aérea Latam Airlines, com sede no Chile, informou nesta segunda-feira que reduzirá seus voos em 70%, diante dos desdobramentos da epidemia do coronavírus. Em comunicado, a empresa afirmou que os voos internacionais serão reduzidos em 90%, enquanto os domésticos terão diminuição de 40%, seguindo-se ao fechamento de fronteiras em vários países e a subsequente queda na demanda.
Empresas aéreas II
A companhia acrescentou que todos os passageiros com voos nacionais ou internacionais afetados poderão reprogramar seus voos até 31 de dezembro, sem custo adicional. A empresa explicou ainda que seus canais de atendimento estão recebendo um grande número de consultas. Para poder se concentrar nos passageiros com casos mais urgentes, a Latam pediu que os clientes não liguem mais de 72 horas antes do voo.
Apoio importante
Profissionais do Hospital Sírio-Libanês que estão em Marabá desenvolvendo a implantação do Projeto Lean nas Emergências do Município, estão dando uma força extra quanto ao novo coronavírus. Ofereceram apoio à Secretaria de Saúde na elaboração de um plano de contingência para o Município, no enfrentamento do vírus. Já se sabe que nesse plano alguns pacientes seriam direcionados a leitos no Hospital de Guarnição do Exército. Também estão avaliando possibilidade de criação de um hospital campanha.
Sem aula – com aula
O governador Helder declarou ontem que o ano letivo das escolas do Pará não será suspenso neste momento e que tal necessidade será monitorada diariamente. Em Marabá, em sintonia com a rede nacional, as faculdades que aqui têm filiais: Unopar e Pitágoras, anunciaram suspensão de suas aulas.