O Democratas (DEM) é a nova casa partidária do presidente da Câmara Municipal de Marabá, Pedro Corrêa Lima, que já havia se desfiliado do PTB. Ele assinou ficha na nova legenda na última segunda-feira, dia 9 de março, e deverá ser elevado à condição de presidente do partido por ocasião da convenção, que deverá ser realizada nos próximos 15 dias.
Em entrevista ao CORREIO nesta quarta-feira, 11, Pedrinho, lembrou que já tinha um “namoro antigo” com o DEM desde a última eleição, quando coordenou a campanha de Márcio Miranda em Marabá para o governo do Estado e ele alcançou um resultado positivo na cidade, embora tenha perdido no geral.
Mais recentemente, ele foi convidado por Márcio e Hélio Leite, presidente DEM no Estado, o convidaram para uma reunião em Castanhal. “Eles me ofertaram o Democratas para que eu pudesse presidir aqui. E como tenho mandato eletivo, tive de esperar abrir a janela de 30 dias agora em março para fazer a migração partidária. Desde segunda-feira última estou no novo partido e agora vamos agendar uma data de convenção municipal do DEM para que meu nome seja formalizado como presidente”.
Leia mais:Interinamente, o presidente do Democratas em Marabá é Marcelo Nunes Leite, correligionário de Pedro Corrêa e que deve conduzir a realização da convenção. O presidente da Câmara lembra que não há mais coligação entre partidos na eleição proporcional (vereadores) e que o foco agora é fortalecer a legenda em Marabá, formando 32 candidatos, sendo que pelo menos 30% deverão ser mulheres, como determina a legislação eleitoral.
Por enquanto, de vereador, apenas Pedro Corrêa está no DEM, mas Ray Athiê, que estava no PC do B, já demonstrou interesse em migrar para o partido do presidente da Câmara. Fiz o convite e ele está analisando. “Estamos dialogando com lideranças que têm potencial. “Nossa pretensão é sair com ‘chapa cheia’, como diz a gíria política”.
Sobre a especulação de algumas pessoas, de que será candidato a vice-prefeito de Tião Miranda na eleição deste ano, Pedrinho reconhece que há muitos comentários neste sentido, principalmente por sua proximidade com o gestor municipal e por estar, há dois mandatos consecutivos no cargo de presidente da Câmara Municipal de Marabá, mas destaca que não há nada sobre isso conversado com o prefeito Tião Miranda, que tem histórico de só escolher seu vice no último prazo para isso, já perto da eleição. “A prioridade que tenho agora é justamente minha reeleição para vereador. Mas, se por ventura houver um convite, vou submeter à apreciação dos correligionários e dos membros do Democratas.
Pedro Corrêa está no segundo mandato como vereador e foi reeleito por seus colegas para o cargo de presidente da Câmara por duas vezes consecutivas. Em quase três anos e meio no cargo, implementou várias ações para desenvolver o Poder Legislativo e aproximar ainda mais aquele parlamento da comunidade. (Ulisses Pompeu)