> Em plena antevéspera do Dia da Mulher, as lideranças femininas de Marabá conseguiram importante vitória ontem no Gabinete do prefeito Tião Miranda. O gestor assinou termo de cooperação com a Faculdade Carajás para atendimento jurídico gratuito às mulheres em situação de vulnerabilidade social.
> Participaram do ato a vereadora Irismar Melo, pela Câmara; o juiz de Direito Alexandre Arakaki; o professor Alexandre Bueno diretor da faculdade; Julia Rosa, titular da Coordenadoria da Mulher; Claudia Cilene, presidente do Comdim e Nadja Lúcia, secretária de Assistência Social.
> “Sem dúvidas, essa é uma conquista representativa, do ponto de vista social. É oriunda do engajamento das mulheres marabaenses na luta por mais direitos. Parabéns aos atores dessa articulação e a Faculdade Carajás pelo comprometimento em contribuir com a rede de proteção à Mulher de Marabá”, declarou Irismar.
Leia mais:> O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou que novos partidos políticos precisam comprovar as assinaturas de eleitores não filiados a outras legendas para serem registrados na Justiça Eleitoral e participar das eleições. As assinaturas são usadas nas fichas de apoio que fazem parte dos documentos necessários para obtenção do registro.
> A decisão da Corte confirma as alterações realizadas pela minirreforma eleitoral de 2015, por meio da Lei nº 13.165/2015, que exige o apoio apenas de pessoas não filiadas a outro partido político para a criação de uma nova legenda.
> A matéria estabeleceu novas regras para criação de partidos. No mesmo ano, o STF negou uma liminar para suspender as mudanças, cuja validade foi contestada pelo Pros. Para a legenda, a norma é ilegal por violar a autonomia partidária.