Correio de Carajás

Repórter Correio 07/03/2020

Zona Franca no Pará

O assunto da semana no meio político da região Norte foi o estudo autorizado pelo presidente da República Jair Bolsonaro, a pedido do governador Hélder Barbalho, para a criação da zona franca do Marajó, no Pará, com modelo de isenção de impostos igual ao concedido às empresas instaladas na Zona Franca de Manaus (ZFM). Os políticos do estado vizinho ficaram enciumados com a proposta, mas não vai adiantar espernearem. Helder conseguiu um tiro certeiro, uma vez que Bolsonaro brilhou os olhos com o tema.

Zona Franca no Pará II

Leia mais:

O governo deve abrir mão de impostos federais para a zona franca de Marajó, como o IPI, PIS e Cofins, os mesmos oferecidos pela ZFM. “Eu havia conversado com o Helder (Barbalho), que ia tomar as providências junto ao nosso ministro da Economia para ver o que podemos fazer pra isentar no que for possível essa região. Algo parecido com uma zona franca”, declarou o presidente.

Naufrágio

Agentes do Grupamento Fluvial da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará prenderam um homem que, segundo a pasta, admitiu ter vendido combustível clandestino para os responsáveis pelo barco Anna Karolinne III, que naufragou na madrugada do último sábado (29/2), no Rio Jari, a cerca de 100 quilômetros do município de Laranjal do Jari, no sul do Amapá.

Naufrágio II

De acordo com a secretaria de segurança estadual, os policiais civis identificaram o acusado após ouvirem os depoimentos de testemunhas que relataram ter presenciado o momento em que uma embarcação transferia combustível para o Anna Karolinne. Segundo os testemunhos, a embarcação chama-se Albatroz.

Combustível ilegal

Em nota, a secretaria afirma que, aliada ao mau tempo, a transferência ilegal de combustível pode ter contribuído para o naufrágio. O Albatroz foi encontrado atracado em frente à casa de seu proprietário, em Gurupá (PA). Três tambores com 600 litros de óleo diesel e uma motobomba encontrados no porão do barco foram apreendidos. O combustível apreendido não tem nota fiscal porque, segundo o próprio acusado, foi desviado de embarcações que navegam pela região.

Marcha das Mulheres

Uma das principais ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher em Marabá, acontece nesta manhã (7), a Marcha das Mulheres, com concentração em frente à Prefeitura Municipal, na Folha 31. São aguardadas mais de 800 pessoas.