Uma das mais importantes ações da programação pública de comemoração do Dia Internacional da Mulher em Marabá acontece já nesta véspera, dia 7, pelas ruas da Nova Marabá. O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, com apoio da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários, promove a Marcha das Mulheres. A ação tem como mote o clamor de basta ao feminicídio e respeito à vida, considerando que o número de assassinatos de mulheres vem crescendo no Pará nos anos últimos anos, de acordo com pesquisa do Monitor da Violência.
Segundo a conselheira Lady Anne de Souza, o evento terá concentração às 7 horas da manhã, em frente à Prefeitura de Marabá – Paço Municipal (Folha 31), seguindo percurso pela Folha 28 (Feira), até o Ginásio Poliesportivo Renato Veloso, na Folha 16. São esperadas mais de mil mulheres da cidade e do campo, inclusive indígenas, cerca de 800 já confirmadas.
Ainda de acordo com o Comdim, a Marcha das Mulheres, que também objetiva luta por mais políticas públicas para elas, é um espaço para todas reivindicarem seus direitos, apresentar angústias e principalmente exigir respeito.
Leia mais:A conselheira tem razão, já que além de poucas, as políticas públicas para elas às vezes diminuem. Hoje, apenas 27 dos 144 municípios paraenses têm serviços específicos de atendimento à mulher. Dados do IBGE mostram que esse número era maior há cinco anos, o que demonstra uma redução desse apoio oficial diante do aumento da violência contra as mulheres.
Os reflexos dessa redução podem ser vistos também na ausência de serviços como o acolhimento institucional de mulheres vítimas de violência. No Estado, diz o IBGE, não há nenhum tipo de espaço especializado. A pesquisa observa ainda que apenas 16 municípios paraenses (11%) possuem serviços de atendimento à violência sexual e só 17 (12%) têm delegacias especializadas.
NO DOMINGO
Também está agendada programação para o domingo, dia 8, na data exata do Dia Internacional da Mulher. A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher em Marabá realiza um evento em comemoração à data, na Praça São Félix de Valois com oficinas, palestras, atendimentos e shows de artistas locais.
A programação inicia às 8 horas com um café da manhã como abertura, seguida de uma palestra com a coordenadora do ParáPaz. Depois, ocorre a ação “Dança Circular: Celebrando o Ser Mulher”, seguido da uma ação da Secretaria Municipal de Agricultura (SEAGRI) onde serão distribuídas mudas de plantas e ministrada a oficina Recicle e Plante. Paralelamente haverá atendimentos do Centro de Testagem e Aconselhamento de Marabá (CTA) como testes rápidos de HIV, Hepatite B e C, e distribuição de preservativos.
Na parte da tarde, a programação segue a partir das 16 horas com a já tradicional Feira de Artesanatos Pôr do Sol e uma aula de ritmos ministrado pela professora Aline “Pancadão” com animação do DJ Kadson. Também nesse período, as cantoras locais Nilva Burjak e Nenzinha do Calypso se apresentam, e paralelamente, os atendimentos do CTA continuam. (Da Redação, com Ascom PMM)