A Agência Pará divulgou no final da tarde de quarta-feira (4) ter sido acionada “para atuar de modo emergencial em quatro municípios afetados pelas fortes chuvas dos últimos dias”, dentre eles Parauapebas, informando, inclusive, visita oficial do órgão na cidade agendada para a tarde desta quinta (5).
O governo informou, também, que iria disponibilizar cestas de alimentos para as famílias atingidas e apoio para as prefeituras na reconstrução das áreas atingidas. Procurada pelo Correio de Carajás, a Prefeitura de Parauapebas, entretanto, negou por meio da Assessoria de Comunicação ter declarado situação de emergência.
Confirmou, ainda, que haverá visita de uma equipe da Defesa Civil do Estado percorrendo pontos de Parauapebas para verificar a situação, mas destacou que a ação não foi solicitada. Na última terça (3) quando uma forte chuva caiu na cidade, o município divulgou haver 18 famílias desalojadas e uma desabrigada.
Leia mais:Cachoeira do Arari, Paragominas e São Geraldo do Araguaia foram as outras cidades declaradas oficialmente em situação de emergência pelo estado. De acordo com o órgão, vinculado ao Corpo de Bombeiros do Pará, já está sendo feito o levantamento do número de famílias desabrigadas.
O Portal Correio de Carajás questionou Agência Pará sobre detalhes acerca da situação de emergência declarada e aguarda retorno. (Theíza Cristhine)