Correio de Carajás

Exército: Companhia de Engenharia é primeira da Amazônia

Atuar na formação de profissionais para o território que abrange a 23ª Brigada de infantaria de Selva e na proteção da Amazônia por meio de plano estratégico. Esta é a finalidade da 6ª Companhia de Engenharia de Combate de Selva, inaugurada nesta sexta-feira (28) em Marabá, e quem explica isso é o general Carlos Henrique Teche, comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva.

“Esta é a única unidade da Amazônia, inaugurada aqui em Marabá, no Pará, e vem para somar. Com cerca de 170 militares, nosso intuito é trabalhar duro para proteger este território”, argumenta.

O anúncio da implantação da unidade foi feito pelo general na sessão de abertura do ano legislativo da Câmara, que ocorreu na semana passada. De acordo com Teche, a determinação para instituição da nova companhia partiu do alto comando do Exército. “O alto comando determinou a implantação da Companhia de Engenharia de Combate de Selva no ano passado. O propósito é atender toda a região compreendida pelo nosso Batalhão Logístico”, pontua.

Leia mais:
Cerca de 170 homens estão lotados na nova Companhia

A companhia ocupará, de início, as instalações do BLog. Este batalhão é responsável por comportar os equipamentos necessários no desempenho das missões militares e pelo apoio logístico nas atividades administrativas e operacionais da Brigada de Infantaria de Selva.

“O trabalho dessa companhia é relativo às nossas estradas, também na questão de transporte dos grandes, (mas) isso em situação de guerra. E na paz ela ficará encarregada de formar profissionais aqui da região, nossos soldados, cabos e sargentos. É um grande avanço e um sonho aqui da nossa brigada”, celebra ele.

Ainda de acordo com o general Teche, a abertura da companhia possibilitará a jovens que seriam dispensados por falta de vaga, uma oportunidade de ingresso nas fileiras do Exército.

“Aqueles cabos e soldados muito bons que seriam dispensados por falta de vaga foram incorporados a essa companhia e estamos recebendo os oficiais e sargentos de outros quartéis de engenharia do Brasil”, explica.

O primeiro comandante dessa companhia é o capitão Bruno Teixeira Lima, que afirma ser grande responsabilidade assumir a tarefa que o Exército confiou a ele.

“Agradeço pela confiança da instituição em creditar a mim tamanha responsabilidade, que é ser o primeiro comandante da Companhia de Engenharia de Combate de Selva. É uma grande honra e tenho a certeza de que não estou sozinho para trabalhar no apoio à nossa brigada”, afirma.

A brigada passa a contar com mais um módulo de combate, que lhe confere a capacidade de apoio à mobilidade, contramobilidade e proteção nas operações.

Prestigiaram o evento o general de exército Cláudio Cóscia Moura, chefe do Departamento de Engenharia de Construção, que presidiu a solenidade; o general de exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, do Comando Militar do Norte; o general de divisão Nolasco, vice-chefe do Estado Maior do Exército; o general de divisão Anísio David, comandante da 8ª Região Militar; e o general de divisão Katibe, chefe da 3ª Subchefia do Estado Maior do Exército.

SAIBA MAIS

Bruno Lima é formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) na turma de 2007, serviu na Engenharia de Construção e Combate do Exército na missão do Haiti em 2012 e está na transição do cargo de capitão para major, quando é possível assumir o comando de uma subunidade. (Vinícius Soares)