Está agendada para a próxima quarta-feira, dia 19, a cerimônia para a assinatura oficial da Ordem de Serviço para início das obras da primeira fase do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), que promete mudar a cara da cidade e trazer maior comodidade aos moradores.
A ordem foi autorizada nesta semana pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que irá investir 70 milhões de dólares com contrapartida de 17 milhões de dólares do município. A previsão é de que as obras durem até seis anos e gerem 3 mil empregos diretos. Em reais, o projeto ultrapassa R$ 350 milhões.
A autorização se deu após o município ter cumprido todos os requisitos legais exigidos pelo banco, principalmente a apresentação das licenças ambientais. Um dia antes da assinatura oficial, na terça (18), técnicos municipais, consultores do banco e os representantes da Transvias Construções e Terraplenagem Ltda, empresa que executará a obra, realizarão uma reunião.
Leia mais:O contrato foi assinado em outubro de 2019 e o valor global para a primeira etapa é de R$ 63.663.434,03. Pelo edital, a empresa de engenharia terá que executar obras de macro e microdrenagem, do sistema viário, de esgotamento sanitário, de urbanização e de iluminação pública.
Dentre as principais obras previstas no programa está a retificação de 9.482 metros de canal, intervenções nos Igarapés Ilha do Coco, Guanabara II e Chácara das Estrelas, reassentamento de famílias residentes em áreas de risco, implantação de dois Parques Urbanos e Parques Lineares ao longo dos igarapés, implantação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário e de abastecimento de água. (Luciana Marschall)