Em Marabá, casos de mulheres com diagnóstico de vulnerabilidade social vêm aumentando, e faltam oportunidades para que possam se qualificar e conquistar uma renda fixa, não só para elas, como também para os filhos e demais membros da família.
Pensando nisso, o projeto ‘Resgatando e Qualificando’ oferece a chance da qualificação para essas mulheres, ofertando turmas para operador de caixa, assistente administrativo e recepcionista de hotel, com 40 vagas para cada.
Os cursos são gratuitos, sendo que a turma de operador de caixa já iniciará as aulas no próximo dia 28, das 14 às 18 horas, e os demais seguem com inscrições abertas até o dia 10 de fevereiro. Os cursos são ministrados no Centro de Integração Social Liberdade, popularmente conhecido como ‘Forró dos Velhos’.
Leia mais:As inscrições podem ser feitas gratuitamente no local onde os cursos serão realizados e as interessadas devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão do programa Bolsa Família.
A educadora social que atende o projeto, Doracilda Silva, conhecida como Dora, explica que o projeto visa atender a população do Núcleo Cidade Nova. “O Bairro Liberdade é um dos mais populosos da cidade, e já havíamos identificado que há uma carência de qualificação profissional nessa localidade, então decidimos levar o projeto para lá”, explica.
Segundo Dora, esse já é o quarto projeto executado com foco na qualificação profissional. “Já tivemos projetos que atenderam a Nova Marabá, em especial os bairros Coca e Fanta, diversos assentamentos também receberam capacitação, além de municípios adjacentes, como Curionópolis”, comenta.
No total, 2.104 pessoas já se qualificaram com os 18 cursos ofertados nos três projetos desenvolvidos, que são ‘Qualificando Pra Valer’, ‘Qualificando Cidadão’ e ‘Mulheres que Empoderam’. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (94) 99145-7512 ou presencialmente no Centro de Integração Social Liberdade. (Zeus Bandeira)