A Secretaria Municipal de Cultura de Parauapebas (Secult) lançou oficialmente na noite da terça-feira, 21, a programação do Carnaval 2020 no município. Além do tradicional desfile de blocos e escolas de samba, a festa popular terá duas matinês, arrastão cultural, concurso de marchinhas, oficinas e muitas outras atrações.
Também foi divulgado o esquema de segurança durante a folia de momo. Segundo a Secult, o carnaval de Parauapebas contará com forte esquema de segurança que envolvera a Polícia Militar, Guarda Municipal, Departamento Municipal de Trânsito, Corpo de Bombeiros e entre outros órgãos.
A programação e o esquema de segurança agradaram blocos e escolas de samba, assim como outras pessoas envolvidas no evento, que começa no dia 22 e segue até 25 de fevereiro, terça-feira de Carnaval. “Vamos todos prestigiar essa grande folia com muita paz. O ano de 2020 chegou com grande estilo e certamente teremos um evento maravilhoso como nosso povo merece”, acredita o coreógrafo Júnior Miller.
Leia mais:A Secult destaca que a festa popular ainda gera emprego e renda para a comunidade. Barraqueiros e outros vendedores ambulantes, assim como o comércio de um modo geral, aproveitam a data para ganhar uma renda extra. “É terminando um carnaval e já pensando no próximo. Eu aproveito para ter uma rendinha extra em todos os eventos culturais do município divulgando o meu trabalho que é voltado para a gastronomia paraense”, destaca a empreendedora, Cleide Miranda.
Diretamente do Rio de Janeiro, a passista Dayana Pires e o mestre Formigão, integrantes da escola de samba Acadêmicos da Grande Rio, irão ministrar as oficinas de samba no pé e percussão. “Samba é vida e vamos compartilhar nossa experiência”, diz Dayana.
Já o mestre Formigão, se disse surpreso com tantos talentos que existem em Parauapebas. “Encontramos aqui músicos com muito talento e será o momento de aprimorar as técnicas”, acrescentou o mestre de bateria.
O lançamento da programação contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Saulo Ramos, representantes dos órgãos de segurança, escolas de samba e blocos. A passista da Grande Rio fez uma apresentação especial, com o samba sob a regência do mestre Formigão.
Confira a programação:
21 a 31 de janeiro
– 1ª Etapa das oficinas temáticas
01/02
– Seminário de carnaval
14/02
– Semifinal do Concurso de Marchinhas
17 a 21 de fevereiro
– 1ª Etapa das oficinas temáticas
22/02 (Sábado)
– Arrastão Cultural (Praça dos Metais até a Praça de Eventos);
– Palco principal (Praça de Eventos): DJ Ozzy, Companhia de Dança The Tricks, Banda Vai Quem Quer, final do Concurso de Marchinhas, Cleo Andrade, desfile de blocos alternativos, Leo Bruno e Diogo Braga.
23/02 (Domingo)
– Matinê e show com Vamberto e banda
(Centro de Desenvolvimento Cultural – CDC)
– Palco principal (Praça de Eventos): DJ Mimoso, Companhia de Dança X Free Dance, Monteirinho do Acordeon (com marchinhas de carnaval), Josy Leal, desfile das escolas de samba e show nacional com a banda Pegada do Axé.
24/02 (Segunda-feira)
– Palco principal (Praça de Eventos): DJ Saimon, Banda Vai quem quer, Fernando BG, Dany Rodrigues, Pedro Coutinho e show nacional com Manu.
25/02 (Terça-feira)
– Matinê e show com Vamberto e banda
(Centro de Desenvolvimento Cultural – CDC)
– Palco principal (Praça de Eventos): Dj Mimoso, Monteirinho do Acordeon (com marchinhas de carnaval), Thatá Fernandes, desfile de blocos oficiais, Faby Almeida, Wesley Solluo e show nacional com a Banda Som de Alerta. (Tina Santos – Com informações da Ascom PMP)