Os cerca de 55 mil estudantes de 200 escolas da rede municipal de ensino de Marabá – zonas urbana e rural – iniciaram as atividades do ano letivo de 2020 nesta segunda-feira, dia 20 de janeiro. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o cronograma garante o cumprimento dos 200 dias letivos, previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
As escolas foram orientadas a realizar uma acolhida diferente aos estudantes, para que eles se sintam bem no ambiente escolar para o início do ano letivo.
Leia mais:A secretária municipal de Educação, Marilza Leite, foi ao Núcleo de Educação Infantil Cora Coralina, no núcleo Cidade Nova, onde cumprimentou a equipe gestora, os professores e alunos. Ela prevê que o ano letivo de 2020 será de grandes conquistas para a educação de Marabá e reconhece a importância dos educadores para alcançar as metas estabelecidas. “Estamos recebendo muitos professores do novo concurso. Queremos dar uma boa acolhida a eles, mas também sabemos do papel importante dos veteranos, que conhecem bastante a realidade da rede municipal, que podem contribuir no processo”, destaca.
O diretor de Ensino Urbano da SEMED, Fábio Rogério Rodrigues Gomes, foi à escola Professor Raimundinho bem cedo, onde participou do momento de acolhida aos alunos veteranos e aos novatos. Ele enalteceu a equipe gestora e reconheceu que o trabalho pedagógico desenvolvido ali é de referência na cidade, fruto do esforço coletivo dos professores. “Vocês estão começando a construir o futuro profissional agora. Façam o melhor hoje e serão melhores ainda quando forem jovens e estiverem trabalhando”, disse Fábio.
Na Escola Martinho Motta da Silveira, situada na Folha 27, por exemplo, a volta às aulas foi com música e dança no pátio. Canções alegres coordenadas por educadores fizeram os estudantes entrarem no ritmo das aulas já motivados.
De acordo com Rilcer de Souza Mourão, mãe da pequena Gizane Mourão, a expectativa é que o processo do saber da filha seja progressivo na nova escola. “Eu espero que ela possa aprender bastante. É uma aluna dedicada, uma filha obediente e tem muitas aspirações”, conta.
A instituição atende cerca de 500 alunos em três turnos, com uma estrutura de 16 salas. No período noturno se trabalha a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para o estudante Paulo Gabriel Monteiro Pereira, de 14 anos, que está no 9º ano, a reforma da escola é um dos itens essenciais na garantia de uma boa experiência com o aprendizado. “Este é o meu terceiro ano estudando aqui e a escola — que tem janelas quebradas, pintura danificada, telhado ruim e centrais defeituosas — ainda não foi reformada”, comenta.
Segundo a diretora Cristina do Socorro Arcanjo da Silva, a volta às aulas traz a ela uma satisfação pessoal. “Nós temos muitas expetativas para este ano e esperamos que ele seja de muitas conquistas e grande aprendizado. A escola desenvolve projetos maravilhosos, entre eles os Jogos Estudantis, as exposições científicas e tudo isso certamente abrilhantará o ano e tornará o ambiente escolar muito mais agradável”, espera.
Ainda conforme Cristina, não há deficiência no quadro de professores e a escola pode ser revitalizada em breve. “O nosso quadro de professores está todo preenchido. Os que não temos em sala de aula como concursados, a Secretaria de Educação já encaminhou contratados. Sobre a reforma, o prefeito afirmou que a escola está na lista de prioridades. Estamos precisando. Temos melhorado em muitos aspectos, mas esteticamente ainda está meio feinha”, reconhece.
O ano letivo 2020 tem previsão de encerramento para o dia 8 de dezembro. (Ulisses Pompeu, Vinícius Soares e Josseli Carvalho)