Os órgãos de segurança que atuam em Parauapebas divulgaram na manhã de ontem, segunda-feira (13), durante uma coletiva à Imprensa, o resultado da Operação “Tolerância Zero”, realizada durante o fim de semana na cidade. A coletiva aconteceu no auditório do quartel do 2ª Batalhão da Polícia Militar (23º BPM).
A operação contou com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Parauapebas (DMTT), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Segundo o capitão Faustino, que está respondendo pelo Comando do 23º BPM, a operação recebeu ainda apoio do Segundo Comando de Policiamento Regional (CPR II), sediado em Marabá, que enviou 24 policiais para reforçar a tropa local da Polícia Militar.
A operação iniciou na quinta-feira, 9, e encerrou na madrugada deste segunda-feira, 13. A cidade foi dividida em três zonas de fiscalização: Complexo VS 10, complexo Altamira e Tropical e Complexo Primavera, Liberdade e outros bairros da área central da cidade. No total, durante a operação, foram abordados 289 carros, 393 motos e 734 pessoas e vistoriados 63 estabelecimentos comerciais.
Leia mais:Do total de estabelecimentos vistoriados, 20 foram fechados por algum tipo de irregularidade, como não licenciamento dentro do que prevê a legislação ou foram flagradas presença de menor. O capitão adiantou que a cada 15 dias será feita uma nova reunião com os órgãos de segurança, para definir a data das novas operações.
“Nesse primeiro momento a operação foi preventiva, mas também com ações de repressão. Tanto que o Centro de Controle de Operações (CCO) registrou uma redução de 63% nas ocorrências de criminalidade na cidade nos quatro dias de operação. O resultado foi positivo na redução da criminalidade e de outras ocorrências, como acidentes de trânsito”, comemorou o capitão.
Ele adiantou as ações de combate à criminalidade irão seguir, incluindo novas operações. O capitão ainda informou que hoje está sendo realizada uma revista geral no Presídio de Parauapebas, que faz parte do complemento da operação do fim semana, para mostrar que o Estado está presente e vai dar combate incisivo a crime em todas as suas formas.
Acidentes chegam a quase zero
Segundo o diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano de Parauapebas, José Monteiro, por conta da operação, este fim de semana aconteceu apenas um acidente de trânsito na cidade e não teve qualquer relação com consumo de bebida alcoólica. Ele observa que esse dado positivo é reflexo da operação conjunta dos órgãos de segurança, que inibiu os motoristas de consumir álcool e dirigir, o que é um dos principais indutores dos acidentes de trânsito, principalmente aos fins de semana.
“Isso trouxe mais segurança para a sociedade e também para os agentes de trânsito que estão em campo”, destacou o diretor, completando que o órgão vai seguir participando dessas operações conjuntas, que o Comando da PM pretende tonar rotineira na cidade, principalmente durante o período de carnaval.
“Nós já estamos nos preparando para o período de Carnaval, intensificando as ações preventivas e de educação no trânsito, para que cheguemos no período da festa de momo com as pessoas mais conscientes que a mistura de álcool e volante é uma arma letal”, frisou Monteiro.
Ele informou que durante a operação foram realizadas 450 abordagens, foram aplicadas 120 notificações e sete veículos foram removidos para o pátio do DMTT. “É uma operação preventiva. A gente sabe que as redes sociais são usadas para compartilhar que está havendo operação e, naturalmente, as pessoas evitam sair para beber e dirigir. Isso reduz as ocorrências de acidentes”, pontua o diretor, esperando que as pessoas de fato se conscientizem que beber e dirigir pode causar danos e perdas de vidas.
Monteiro observou que o DMTT tem um departamento voltado a Educação para o Trânsito, que vem trabalhando com a orientação de motoristas através de campanhas e Blitzen educativas. “Nossa orientação é sempre que a pessoa, ao sair para beber, não pegue o volante. Ande de taxi ou outro meio de transporte ou então eleja um amigo, que não beba, para conduzir o veículo”, aconselhou.
Bares e similares irregulares
O capitão Macedo, subcomandante do Corpo de Bombeiros, também fez avaliação positiva da operação. Ele ressalta que a corporação faz a fiscalização dos ambientes com grande concentração de público, como bares e boates, verificando se o estabelecimento tem licença para funcionar de acordo com a legislação, observando a segurança das pessoas, em caso de ocorrer um incêndio, por exemplo.
O capital detalhou que alguns estabelecimentos foram notificados por não estarem de acordo com a legislação ou não terem o devido licenciamento de vistorias do Corpo de Bombeiros. “Nós verificamos que alguns estabelecimentos, inclusive bem frequentados em Parauapebas, estavam com o auto de vistoria atrasado, uma vez que a sua renovação é anual, e alguns não estavam condizentes com o que foi especificado no auto de vistoria”, acrescentou o capitão, fazendo um apelo aos donos desse tipo de estabelecimento. (Tina Santos e Ronaldo Modesto)