Acaba de assumir o cargo de diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, em Parauapebas, o delegado Elcio Fidelis de Deus, 44 anos. Ele estava havia pouco mais de um ano em Marabá, onde atuou em algumas funções, mas já conhece o Pará há tempos, pois trabalhou anteriormente na Região do Xingu, por alguns anos. O policial entende que, para que o trabalho da Polícia Judiciária tenha êxito no município, o apoio da comunidade será fundamental.
Em entrevista ao Portal Correio, Elcio de Deus classificou como “importante” a parceria com a comunidade. “Às vezes, as pessoas não querem se comprometer, mas a gente tem ferramentas disponíveis para ajudar a polícia, como o Disque Denúncia, ou um policial de confiança”, orienta o delegado.
Perguntado sobre quais informações tem a respeito de Parauapebas, o delegado respondeu que sempre que chega a uma cidade procura sentir o clima e conhecer o perfil do lugar. Por isso, ele disse que espera conhecer melhor os problemas de Parauapebas com o passar do tempo.
Leia mais:Na visão dele, Parauapebas é uma cidade muito dinâmica e existe apenas uma unidade da Polícia Civil, o que requer dinâmica também da equipe policial. Inclusive, ele destacou que nas primeiras diligências que fez na cidade percebeu que o quadro de policiais se mostrou coeso e comprometido.
Questionado sobre o início de ano violento, que resultou em pelo menos seis assassinatos na cidade, o delegado se mostrou bem tranquilo e adiantou que já fez algumas diligências para investigar algumas situações. Destacou também que existe uma força-tarefa atuando na cidade para elucidar esses homicídios, o que lhe dará apoio nesse primeiro momento. (Chagas Filho e Ronaldo Modesto)