Com a proximidade da tradicional festa de Ano Novo, a Polícia Militar aumentou o contingente nas ruas e o número de viaturas. A medida integra a ação Festas Seguras, feita em parceria com a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Postura, DMTU, Semma, entre outros órgãos públicos.
Segundo o Major Oeiras, do 4º Batalhão de Polícia Militar, a ação conjunta se estende até a virada do ano e terá um reforço especial durante a festa de réveillon. “A operação começou no início do mês, integrada a outros órgãos e agora será reforçada nesta última semana do ano. Fizemos uma reunião para o alinhamento das ações. Para o réveillon, vamos disponibilizar quatro viaturas, motos, além de 80 policiais militares só na área da Velha Marabá, além do policiamento nos outros núcleos”, explica o Major.
Além disso, Major Oeiras orienta a população sobre algumas medidas a serem tomadas para garantir uma virada de ano segura e sem intercorrências. “Dezembro é um mês festivo, de muitas confraternizações, festa natalina, ano novo. Primeiramente a gente recomenda que a população tenha prudência em relação a bebida alcóolica, para evitar acidentes e possíveis vítimas fatais. Neste sentido, o DMTU e a PRF já estão nas ruas para coordenar e fiscalizar as ocorrências relativas ao trânsito”, explica.
Leia mais:Outra dica que o Major dá é em relação aos autocuidados para garantir tanto a integridade física quanto a dos próprios bens. “É importante que a população faça a parte preventiva. Por exemplo, neste período, o número de furtos de veículos aumenta. Então, sabendo disso, é importante que os proprietários de carro coloquem alarmes nos seus veículos, afim de coibir essa prática. Também ao andar nas ruas, especialmente na área comercial, sempre colocar bolsa para frente e evitar colocar o aparelho celular no bolso de trás da calça”, orienta.
O comandante destaca a importância de reforçar a segurança das casas neste período, principalmente das que vão ficar vazias por motivos de viagem. “Muitas pessoas viajam e deixam suas casas sozinhas. Para evitar o risco de voltar e ver que a casa foi arrombada, é importante deixar sempre alguém com a incumbência de olhar a sua casa. A presença de pessoas no domicílio reduz a chance desse tipo de prática”, explica.
Major Oeiras ressalta também a importância da população participar em parceria com os órgãos de segurança pública para a redução de crimes. “A comunidade também faz parte da segurança pública. Então, pequenas medidas tomadas por ela são essenciais para evitar intercorrências. Sempre que presenciarem algum tipo de situação ou ato criminoso, é só ligar para o 190 e realizar a denúncia”, finaliza. (Bianca Levy e Josseli Carvalho)