O prefeito Sebastião Miranda pretende construir no decorrer do próximo ano, 2020, um pronto-socorro anexo ao Hospital Municipal de Marabá (HMM), conforme informou em entrevista ao podcast “Aqui tem gestão”, gravado pela Secretaria Municipal de Comunicação e que estreia nesta sexta-feira (27), tanto nas redes sociais da administração como também no site da Prefeitura.
No primeiro episódio, os assessores de comunicação Kelia Santos e Vitor Haôr convidaram o gestor municipal para ser entrevistado e enquanto fazia um apanhado do trabalho desenvolvido ao longo de 2019, Tião soltou um ‘spoiler’ do que planeja para o próximo ano.
“É política da gente fazer um pronto-socorro anexo ao HMM, já tem esse projeto, é um dos objetivos em 2020, além de colocar posto de saúde na Coca-cola (Nossa Senhora Aparecida) e Bairro da Paz pra funcionar”, anunciou. O Correio de Carajás apurou que o projeto prevê a construção no local onde atualmente é o estacionamento.
Leia mais:Assim que concluído e equipado o prédio passará a atender a demanda emergencial, enquanto a estrutura antiga funcionará a portas fechadas, sendo regulado o atendimento à maneira como funciona o Hospital Regional do Sudeste do Pará, por exemplo, ou seja, apenas entrará quem necessitar de internação ou cirurgia.
Ainda sobre saúde, o prefeito lembrou ser a área carro-chefe em investimentos públicos, uma vez que 30% do recursos do município são aplicados ali, porém reconheceu que trata-se de um “calcanhar de Aquiles”, o que, sustenta, ocorre em qualquer administração. A área costuma ser a mais criticada do atual governo e sofreu várias trocas de secretário desde o início da gestão.
“Realmente hoje as pessoas vivem mais e precisam de mais cuidados e a gente tem agido muito na saúde, temos um hospital organizado, é o pronto-socorro regional, ali sempre vai ser tumultuado, atende 24 horas por dia, todo dia da semana”, destaca, acrescentando que o Materno Infantil também sofre essa sobrecarga de pacientes oriundos de outros municípios da região e tem trazido cerca de 500 crianças à luz mensalmente.
OBRAS E EDUCAÇÃO
No balanço geral, deu ênfase às obras que foram realizadas na cidade nos últimos meses, principalmente em infraestrutura, com drenagens e urbanização, e também citando as reformas em escolas municipais. Sobre a educação, especificamente, diz que a expectativa para o próximo ano é melhorar Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“Queremos avançar cada dia mais para Marabá ser referência positiva. Fundamental é fazer o aluno aprender, dar conhecimento, dar educação para o aluno evoluir, temos que ter nosso Ideb a cada ano evoluindo, sabendo que o aluno está aprendendo”, defende.
Ainda na entrevista, o gestor ressaltou que a folha de pagamento dos servidores, que é de R$ 32 milhões, foi paga em dia, assim como os fornecedores. “A credibilidade financeira da PMM tem que ser 100%, ela tem que dar o exemplo de pagar suas contas em dia, sempre vamos honestar nossos compromissos, sempre”, declara. (Luciana Marschall)