> O governador do Pará, Helder Barbalho, conforme prometeu em campanha, enviou ou nesta segunda-feira (23), último dia de sessões na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), projeto de lei que garante o pagamento integral do percentual de atualização do Piso Nacional da Educação em 2019 aos professores do Estado.
> O projeto prevê aumento de mais 2,17% nos salários dos professores. Como o Governo do Estado já havia concedido 2% de aumento no salário dos educadores em abril 2019, o reajuste este ano já chega a 4,17%, como determina a legislação do Piso Nacional.
> A Polícia Federal do Pará indiciou os dois homens que o deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) acusa de agredi-lo no dia 1º de julho deste ano, em um supermercado do centro de Belém.
Leia mais:> A ação foi registrada pelas câmeras do circuito interno de vigilância do estabelecimento e também por filmagens de celular de frequentadores do local, além de terem sido confirmados por vários clientes e funcionários do supermercado, que serviram de testemunha em depoimento à PF.
> As imagens mostram dois homens agredindo verbalmente o parlamentar, sem motivo objetivo, aos gritos de: “os vermelhos têm que morrer”. Cabe, agora, o ajuizamento de ações cíveis e criminais.
> O delegado da Polícia Federal, Diego Campos de Almeida, decidiu indiciar os dois envolvidos pelo crime de injúria, previsto no artigo 140 do Código Penal, cuja pena pode variar de 1 a 6 meses de detenção ou multa.
> Em Tucuruí, o professor e servidor público Jairo Holanda anunciou ontem a sua filiação ao MDB com vistas às eleições de 2020. Ele diz ter sido convidado a ingressar na legenda pelo próprio governador Helder.
> Nas últimas eleições ele concorreu a prefeito de Tucuruí pelo PSDB, quando teve 43,94% dos votos.