Correio de Carajás

Cinco pessoas são presas durante a Operação PATMOS, da Polícia Civil, em São João do Araguaia.

Operação feita em parceria entre os delegados Marcio Maio, Ana Paula Mattos e o superintendente Thiago Carneiro, contou com um efetivo de 32 policiais civis.

A polícia civil deflagrou neste sábado, 21, no município de São João do Araguaia, a operação PATMOS. A ação teve como objetivo cumprir oito mandados de busca domiciliar e um mandado de prisão preventiva autorizadas pelo Judiciário de São João do Araguaia e de Marabá. Participaram da operação 32 policiais civis e oito viaturas.

A operação foi realizada na zona urbana, e também nas Vilas Diamante e Apinajés, localizadas na zona rural do município. Na ação, os policiais apreenderam 300 gramas de drogas, armas de fogo e celulares que comprovam a traficância que de entorpecentes na região. Além disso, a ação resultou nas prisões de Hylquias Rodrigues Oliveira, que teve prisão preventiva decretada por roubo; além da prisão em flagrante de Welison Oliveira de Souza, Francinei Carvalho Sena, Simone da Silva Santos, e David Wendell da Silva Carneiro, todos acusados de tráfico de drogas, posse ilegal de munição a arma de fogo.

SOBRE A OPERAÇÃO

Leia mais:

A Operação PATMOS foi iniciada pela delegada Ana Paula Trigo Mattos em janeiro de 2019, quando ela estava lotada na delegacia de São João do Araguaia. Após todo o levantamento preliminar, e com a entrada do delegado Marcio Maio, os dois delegados entraram nesta ação em parceria, explica a delegada Ana Paula Mattos.“Essa operação iniciou comigo quando eu estava na delegacia de São João. Fiquei lá de janeiro a outubro deste ano, e lá junto com a equipe de São João fizemos o levantamento dos principais pontos de tráfico da região. Eu voltei para a DEAM, o Márcio ingressou na comarca de São João e continuou o trabalho. Nós concluímos a investigação juntos e no dia de hoje com o apoio da superintendência, do delegado Thiago, conseguimos um apoio de 32 policiais e um grande êxito na operação”, afirma a delegada.  

O Delegado Marcio Maio, elogia o trabalho iniciado pela colega Ana Paula Mattos e dá detalhes sobre os tramites operacionais da ação. “Encontrei a operação bem adiantada, com cerca de 80% dela pronta para operacionalizar, vislumbrando a possibilidade grande de êxito, convidei a Ana Paula para fazermos juntos a operação e apresentamos juntos ao judiciário. O judiciário concedeu as buscas e uma prisão preventiva, e hoje escolhemos como data para realizar a operação. Graças a Deus obtivemos êxito com a prisão de algumas das pessoas que traficavam na região e também de um elemento que praticou roubo em marabá e aqui em Parauapebas”, explica o delegado.

O apoio do efetivo da Polícia Civil também foi fundamental para o êxito da operação. De acordo com o Superintendente Regional do Sudeste do Pará, Thiago Carneiro, a Policia Civil segue em força tarefa nestes últimos dias de 2019 para garantir a segurança dos cidadãos. “Tivemos um resultado bastante positivo e acreditamos que com essa operação o município de São João do Araguaia estará mais seguro, uma vez que nós batemos em praticamente todos os pontos de droga daquela cidade. Em plena véspera de natal, num sábado, policiais civis indo à rua dar cumprimento à mandados judiciais de busca e apreensão justamente pra trazer tranquilidade para os munícipes da região. Vale ressaltar que já identificamos, inclusive, de quem estas pessoas estavam comprando drogas e com certeza essa ação vai desencadear uma segunda parte na própria cidade de marabá”, avisa o superintendente. (Bianca Levy).