Correio de Carajás

PF e Controladoria Geral da União deflagram operação de combate à fraude em 10 municípios do Pará

A Operação Vissaium tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por fraudar licitações em diversas cidades paraenses.

A Polícia Federal em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU) deflagrou nesta quinta-feira, 12, uma operação em 10 cidades paraenses. Denominada Vissaium, a ação tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por fraudar licitações e contratos públicos nos municípios de Ipixuna do Pará, Mãe do Rio, Ourém, Santa Maria do Pará, São Caetano de Odivelas, São Miguel do Pará, Viseu, Marituba e Cachoeira do Piriá.

Estão sendo cumpridos 26 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão preventiva e quatro mandados de prisão temporária, expedidos pelo juiz federal Antônio Carlos Almeida Campos, titular da 4ª Vara Criminal Federal de Belém.

Os crimes investigados são de participação em organização criminosa, fraude em licitação, fraude em contratos públicos, peculato e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem ultrapassar 30 anos de prisão.

Leia mais:

Segundo as investigações, entre 2010 e 2017 os criminosos movimentaram mais de R$ 39.000.000,00 de recursos públicos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Ainda de acordo com a PF e a CGU, o esquema privilegiava as mesmas empresas, que participavam de vários processos de licitação, inclusive com a simulação de entrega de merenda escolar, além do pagamento de vantagem indevida a agentes públicos.

Ao todo, 158 policiais federais participam da operação, além de auditores da CGU. As medidas judiciais estão em andamento nos municípios de Belém, Capanema, Peixe-Boi, Cachoeira do Piriá, Bragança e Garrafão do Norte. (Fabiane Barbosa, com informações da Ascom/PF)