Com o final de ano chegando, diversos órgãos públicos fazem uma autoavaliação de seus desempenhos e demandas. O Comitê Municipal do Programa Bolsa Família de Marabá considerou o balanço de suas ações como positivo, tendo como expectativa para 2020 chegar aos 50 mil usuários no Cadastro Único (CadÚnico) e 20 mil beneficiários do Bolsa Família no município.
A coordenadora do programa, Benezilda Lima, explica que atualmente Marabá conta com 15 mil famílias cadastradas no Programa Bolsa Família, sendo que 14.337 já estão no processo para receber o 13ª salário do programa. Já no CadÚnico, Marabá fecha 2019 com 49.639 famílias cadastradas.
“Essas famílias receberão o abono de Natal que equivale a 4 milhões de reais que serão injetados na economia de Marabá, basicamente o dobro do que recebem normalmente. Este pagamento segue sendo feito até o dia 23/12”, informou Benezilda.
Leia mais:Ainda como balanço, das 15 mil famílias cadastradas, 625 não receberão mais o benefício. Os motivos são variados, porém, os mais comuns, segundo Benezilda Lima, são averiguações, inconsistência de renda ou problemas no cadastro.
Além disso, dos 1.800 cadastrados que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), 224 também ficarão sem receber o auxílio, devido terem perdido o prazo para atualização do cadastro.
A coordenadora ressalta ainda que 233 famílias ainda não procuraram a Caixa Econômica Federal para receber os pagamentos de meses anteriores, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Estas famílias são de diversos bairros e distritos, sendo uma parte também da Zona Rural.
De janeiro até dezembro de 2019, o Comitê identificou 44 cadastros com suspeitas de fraudes. “Estas situações das fraudes nos cadastros geralmente se devem a alguma atualização feita que inseriu uma família que não é de conhecimento do beneficiário”, justifica Benezilda.
Falta de servidores
Benezilda também listou como expectativa para 2020 a chegada de novos servidores públicos para atuar no órgão, principalmente nos Centros Regionais de Assistência Social (CRAS). “É onde mais precisamos, pois faltam servidores nesses setores”, pontua.
A solução para este problema é o último concurso público realizado pela Prefeitura de Marabá. “Já estamos fazendo um levantamento dos funcionários e das áreas que precisamos para preencher nossa equipe e regularizar essa situação”, conclui.
Programas Sociais
Hoje, o CadÚnico é a principal porta para os programas sociais do governo federal, principalmente para a população de baixa renda. Confira abaixo a lista completa:
Programa Bolsa Família
Programa Minha Casa, Minha Vida
Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI
Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais
Carteira do Idoso;
Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
Programa Brasil Carinhoso;
Programa de Cisternas;
Telefone Popular;
Carta Social;
Pro Jovem Adolescente;
Tarifa Social de Energia Elétrica;
Passe Livre para pessoas com deficiência;
Isenção de Taxas em Concursos Públicos.
(Zeus Bandeira e Josseli Carvalho)