No próximo dia 11 de dezembro, a partir de 14 horas, a SEMAS (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade) vai à Assembleia Legislativa do Pará para discutir com deputados e sociedade em geral o cronograma de licenciamento do Projeto Serra Leste, localizado no município de Curionópolis.
Ontem, segunda-feira, 25, uma atropelada sessão especial promovida pelo deputado Eliel Faustino, na Alepa, não contou com a presença de técnicos da SEMAS porque o parlamentar não tratou de confirmar o evento antecipadamente com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente.
Por outro lado, o deputado Wenderson Chamon, o Chamonzinho, presidente da Comissão de Mineração da Alepa, esclarece que no dia 10 de novembro enviou ofício ao secretário de Estado de Meio Ambiente, José Mauro de Lima O’de Almeida, convidando ele e sua equipe para prestar esclarecimentos perante a Alepa e à sociedade no dia 11 de dezembro deste ano sobre o cronograma de licenciamento do Projeto Serra Leste. “Solicitamos que seja informada a real situação do projeto, a tramitação, etapas, pendências, providências e as perspectivas de licenciamento do projeto”.
Leia mais:Chamonzinho explica que enviou o ofício e ficou aguardando a confirmação da Secretaria, advertindo que de nada adiantaria realizar reunião ou audiência pública e a SEMAS não estar presente. A referida confirmação só ocorreu na última sexta-feira, 22 de novembro. A partir daí, Chamonzinho enviou convite a todos os deputados que fazem parte da Comissão de Mineração da Alepa, à Prefeitura e à Câmara Municipal de Curionópolis, Ministério Público e entidades. “Aproveito para convidar toda a comunidade de Curionópolis. “Serra Leste é um projeto prioritário do governo do Pará para licenciamento. Todos queremos que ele continue gerando emprego e renda para nossa população”, sustentou o deputado.
Chamozinho lembra que o pedido de licenciamento de Serra Leste iniciou ainda em 2016, quando o colega Eliel Faustino era líder do governo anterior e não deu a celeridade que agora acha que o projeto deveria ter.