Moradores da Avenida Liberdade, no Bairro Rio Verde, bloquearam com lixo a via na manhã desta sexta-feira (22) em protesto contra os prejuízos causados pelo alagamento em decorrência da chuva torrencial da noite da quinta-feira, mas o secretário de Obras de Parauapebas (Semob), Wanterlor Bandeira Nunes, esteve no local e negociou com os moradores a liberação da rua.
A comunidade reivindicava a melhoria da limpeza dos bueiros para que sejam evitados novos alagamentos. “Iniciamos hoje a limpeza dos bueiros, está muito sujo, muito lixo jogado na rua. A gente pede para a população que não jogue entulhos nas ruas, encontramos colchões, fogões. Isso prejudica a vazão da água. Vamos tomar as medidas possíveis para minimizar os impactos da chuva”, diz.
O secretário afirma que a área será contemplada com projeto na região do Mercado Municipal que irá acabar com alagamento. “É fazer uma lagoa de contenção, mas esse é um projeto a longo prazo”, disse.
Leia mais:Otávio Cecílio é um dos moradores revoltados e disse que até o momento não somou o prejuízo causado pela chuva, porém está preocupado. “A gente está em uma situação muito complicada, perdi micro-ondas, sofá, geladeira, mas tem gente que chegou a ter R$ 30 mil em prejuízo, por isso, a gente pede que a Prefeitura faça algo”.
A chuva atingiu, ontem, uma média de 69,5 milímetros, com máxima de 113 mm. O nível do Rio Parauapebas chegou a medir 5,75 metros, dado ainda considerado normal. Só em Parauapebas, foram 124 descargas elétricas durante o temporal, o que gerou riscos à população que trafegou nas ruas durante a chuva. (Natália Brito e Theíza Cristhine)