Valdir da Silva Ribeiro escolheu uma forma curiosa para expressar insatisfação com uma marca de veículos. Ele decidiu circular pela cidade com a caminhonete modelo Toro, em cima de um caminhão e uma placa com dizeres ‘Nunca mais compro carro da Fiat’. O cliente afirma ter sido lesado, uma vez que a peça do carro que apresenta defeito não foi trocada pelo recall e teria que pagar o valor de R$ 3.358 para a realização do serviço.
Em nota, a Umuarama, concessionária responsável por vender veículos da marca em Parauapebas, esclarece que o recall citado por Valdir não inclui o modelo de veículo dele, por ser automático e não manual.
O modelo 2016/2017 foi comprado este ano de segunda mão por Valdir, no valor de R$ 100 mil. Ele conta que há meses o carro apresenta defeitos, impossibilitando o uso. “Após dois meses da compra apareceu um defeito e levei o carro na concessionária da Fiat, para diagnosticar o que estava acontecendo”, relembra. De acordo com o cliente, a concessionária detectou ser necessária a troca do filtro catalisador, que estava entupido.
Leia mais:Valdir conta que no dia optou em não fazer a troca da peça e ao acessar o site da marca encontrou o comunicado de recall referente ao veículo. “Liguei para a central da Fiat e eles falaram que iriam acionar a concessionária daqui para trocar a peça. Depois ligaram dizendo que não fariam mais a troca”, diz. Uma das alegações, segundo Valdir, seria que o número do chassi do carro não estava incluso, o que ele contradiz: “mas está incluso sim no recall”.
O cliente chegou a registrar Boletim de Ocorrência no dia 11 deste mês na 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas. Na manhã desta segunda (18) o Correio de Carajás esteve na concessionária para ouvir o posicionamento da empresa, que decidiu enviar nota de esclarecimento. A Reportagem encontrou também o cliente que desde a semana passada segue estacionando o caminhão com a anti-propaganda em locais estratégicos de Parauapebas.
Confira na íntegra nota de esclarecimento da Concessionária Umuarama:
Referente a exposição realizada pelo Sr. Valdir da Silva Ribeiro, proprietário do veículo FIAT TORO FLEX / TORO FREEDOM 1.8 16V AT6 FLEX, ANO MODELO 2016/2017, CHASSI 988226125HKA60453, cabe esclarecer que:
A reinvindicação do Sr. Valdir refere-se a um problema oriundo de recall realizado em 16 de janeiro de /2018, conforme informativo público realizado pela montadora. Porém, o recall naquela ocasião, referia-se exclusivamente aos modelos TORO MT6, ou seja, versões de transmissão manual de 6 marchas e não, versões automáticas, como o carro reivindicado por ele. O recall realizado no carro do Sr. Valdir, naquela data, ocorreu em outra concessionária de sua preferência e não na Umuarama Fiat, em Parauapebas – PA.
Em 01/07/2019, o Sr. Valdir levou o veículo a Umuarama Fiat e reportou problemas técnicos referentes à luz da injeção acesa no painel e dificuldades na rotação do motor. Naquela data, foi realizada uma avaliação e orçamento para reparos destes, seguindo o padrão de qualidade da montadora. Porém, por opção do cliente, os serviços não foram realizados.
No último dia 14 de novembro, o Sr. Valdir retornou à rua em frente a Umuarama Concessionárias colocando seu carro sobre um caminhão, expondo a mensagem “nunca mais compro um carro da Fiat”. Imediatamente, a equipe Umuarama tentou dialogar com o mesmo, visando entende-lo e ajudá-lo a solucionar os problemas do seu carro. Infelizmente, o Sr. Valdir não quis conversar e dispensou a ajuda, alegando que o seu problema com a montadora é desde a realização do recall e que não se calaria até a solução do mesmo.
Enquanto concessionária autorizada Fiat, a Umuarama Concessionárias se disponibiliza a auxiliá-lo na solução dos problemas detectados, seguindo os mais altos padrões de qualidade em serviços da montadora. É importante reforçar, que tais problemas não têm nenhuma relação com o recall divulgado pela montadora em 2018.
A Umuarama Concessionárias está à disposição para quaisquer esclarecimentos e reforça seu compromisso com o mercado automobilístico, aonde há mais de 25 anos atua com responsabilidade e respeito por seus mais de 20 mil clientes.
(Theíza Cristhine e Ronaldo Modesto)