Familiares do ex-jogador de futebol Fagno de Araújo Santos, o Faguinho, que está internado no Hospital Municipal de Marabá (HMM), procuraram a Reportagem do Correio de Carajás na manhã desta sexta-feira, 15, para reclamar da demora em transferi-lo para o Hospital Regional do Sudeste “Dr. Geraldo Veloso”. Ele se encontra internado em uma maca no HMM aguardando por um leito na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do HR devido a um aneurisma cerebral.
Segundo a esposa de Fagno, Simone Araújo, a pressão arterial dele havia aumentado, por volta das 19h40 da última segunda-feira, 12, durante um jogo de futebol da turma infantil que ele treina, no Estádio Municipal Zinho Oliveira. Por conta disso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e Faguinho levado para o HMM, onde recebeu medicação para aliviar as dores e repousou durante a noite.
Na tarde da terça-feira, 12, o ex-atleta recebeu alta no HMM e foi levado para casa, mas ainda sentia muitas dores. Então, à noite, sua esposa o levou ao Hospital Unimed. “Foram realizadas algumas tomografias e na quarta-feira (13) ele foi atendido pelo neurologista, que informou da urgência em mandá-lo para a UTI. Por motivos financeiros, decidimos por não interná-lo lá. Então, na quarta-feira à tarde retornamos para o HMM”, relata Simone.
Leia mais:Ao voltar para o Hospital Municipal, Simone disse que foram preenchidas todas as papeladas necessárias para realizar a transferência de Fagno para o Hospital Regional. “Estamos aguardando muito. Ele precisa ir com urgência para uma UTI. Aqui ele só está sendo medicado para que não tenha uma convulsão ou coisa pior. Às vezes, ele me pergunta, bem abatido, como estão os encaminhamentos e eu tento tranquilizá-lo ao máximo”, conta Simone, bastante abalada.
Jogador
Fagno tem 38 anos e sempre foi envolvido no meio esportivo profissional. Já jogou no Águia de Marabá Futebol Clube. Em Belém, atuou no Carajás Esporte Clube e teve passagem até mesmo no exterior, se evidenciando no Atalanta Bergamasca Calcio, na Itália. Em 2014, fundou a Escolinha de Futebol denominada Arena Marabá, onde treina cerca de 200 crianças.
Versão da Prefeitura
A Reportagem do CORREIO procurou a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Marabá, que enviou a seguinte nota: “Fagno de Araújo Santos deu entrada no HMM no dia 11 deste mês de novembro, foi atendido e retornou no dia 13. Foi imediatamente diagnosticado e regulado para o Regional no mesmo dia. Devido à superlotação dos leitos no Municipal, onde também há pacientes que aguardam vaga para o Regional, Fagno está sendo atendido em uma maca, sob a assistência médica e sendo medicado até a vaga do Regional ser liberada. O estado dele é estável”. (Ulisses Pompeu, Zeus Bandeira e Josseli Carvalho)