Nesse momento está acontecendo na sede do 2º Comando de Policiamento Regional (CPR-II), em Marabá, o Curso de adaptação à Graduação de 3º Sargento (CGS), que é requisito básico para promover os militares a 2º sargento. Em Marabá, participam 25 sargentos, mas o curso ocorre em todos os polos do Estado, reunindo pelo menos 47 participantes.
De acordo com o instrutor do curso no CPR-II, capitão Bruno Gama Pereira, o treinamento deve durar entre 30 a 45 dias e durante esse período os alunos passarão por aulas de Direito Penal Militar, Direito Processual Penal Militar, Legislação Básica Institucional, Direito Administrativo, Chefia e Liderança, Didática e Técnica de Ensino. “Disciplinas que são essenciais para as funções que o sargento exerce, que é de complementar as ações dos oficiais”, explica o capitão Gama.
O oficial explicou também que depois de cada uma das sete disciplinas do curso os alunos são submetidos a avaliações e, ao serem aprovados, esses sargentos preenchem a um dos requisitos para concorrer a promoção.
Leia mais:Capitão Gama explicou também que este é o último curso do ano e o próximo está agendado para ocorrer entre janeiro e fevereiro de 2020. (Chagas Filho e Josseli Carvalho)