Escolas de nove cidades do Pará registraram quedas de energia durante a realização do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup), a capital Belém e as cidades de Abaetetuba, Oriximiná, Altamira, Itaituba, Ananindeua, Cametá, Redenção e Santana do Araguaia registraram problemas no fornecimento de energia elétrica antes e durante a realização do exame. Além das interrupções, a Segup registrou um acidente de trânsito três arrombamentos de veículo durante as provas.
A operação já tinha atuado estado durante o primeiro dia de provas, no último domingo (3). Segundo a polícia, quatro candidatos foram eliminados no Pará após serem flagrados cometendo irregularidades. As ocorrências foram registradas em Parauapebas, Castanhal e São Miguel do Guamá. Em três dos quatro casos, as irregularidades envolviam o uso de aparelhos eletrônicos
Neste domingo, a maioria das ocorrências foi registrada antes do início das provas. Em Abaetetuba, Oriximiná, Altamira, Itaituba, Ananindeua e Cametá algumas escolas ficaram sem energia elétrica. Segundo a Segup, até as 13h30 a situação foi resolvida. O problema teria sido causado por problemas internos na estrutura dos colégios.
Leia mais:Em Belém, um colégio no bairro da Sacramenta registrou queda de energia durante a realização da prova. A Segup afirmou que o incidente foi ocasionado por uma árvore que tocou na rede elétrica devido a forte chuva. Ainda segundo a secretaria, a energia foi restabelecida rapidamente. A energia também teve queda e logo foi restabelecida em escolas nos municípios de Redenção e Santana do Araguaia.
A Segup também registrou um acidente de trânsito no dia da prova, envolvendo um caminhão que carregava seixo. O veículo teria perdido o freio, no km 15 da BR 316, e colidiu com três carros e outro caminhão. Um dos veículos era de uma equipe do Detran, que trabalhava na Operação Enem. Dois agentes ficaram feridos e foram encaminhados a hospitais.
Além disso, três veículos de candidatos foram arrombados nas proximidades da Escola Lauro Sodré, no bairro do Marco. O policiamento foi intensificado no local. A Susipe não divulgou se algum pertence dos candidatos foi roubado. (Fonte:G1)