Estudantes de todo Brasil terão cinco horas para responder as 90 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. A segunda fase será realizada neste domingo (10), com meia hora a menos que a fase anterior, e o aluno terá, em média, três minutos para resolver cada questão das disciplinas de matemática, química, física e biologia. No Pará, cerca de 200 mil candidatos fizeram a primeira etapa.
Com o sonho de cursar a faculdade de medicina, a estudante Maria Fernanda aproveita os últimos dias antes da prova para revisar o conteúdo e cita a mudança na linguagem da prova como um diferencial do Exame neste ano. “Eu acredito que houve uma mudança muito grande na linguagem, mais complexa, que nós não estávamos acostumados nos outros anos, mas nada que não pudesse ser facilmente resolvido. A gente sentiu a mudança no estilo de prova”, disse.
Esse é a quarta vez que a estudante Mariana Costa faz o Enem e conta que conseguiu driblar o nervosismo na primeira fase da prova. “Tinha a questão de muitos textos, mas foi fácil de trabalhar. O nervosismo não atrapalhou na hora de fazer a prova”.
Leia mais:O professor de Biologia Ricardo Brandão sugere o que esperar sobre a matéria. “Sobre o meio ambiente, não tanto sobre os impactos, mas quais as ações que o homem faz para diminuir os impactos do meio ambiente. O foco é mais a tecnologia para despoluir, para diminuir impacto, do que propriamente focar nos impactos”.
Os alunos também podem esperar perguntas sobre genética “que é sempre muito forte no Enem”, garante Ricardo. “Além disso, a gente espera questões voltadas par corpo humano envolvendo células e doenças. Todo ano cai uma questão no Enem sobre doença, essas são nossas maiores apostas”, sugere o professor.
Sobre a disciplina de física, o professor Arilson Paixão fala que “apesar de matemática ter 45 questões e em média a prova de física ter de 12 a 15 questões, ela bota no bolso a matemática”, portanto é necessária muita atenção.
Confira as dicas dos professores de Biologia e Física para os estudantes realizarem a prova com o melhor desempenho:
1°- Ter uma boa alimentação ao longo da semana. Evitar consumo de carne vermelha e de comida muito pesada porque o sistema digestório vai trabalhar mais, o que gera sono e propicia cansaço na hora da prova.
2°- Dormir bem.
3°- Levar água e se hidratar durante a prova.
4°- Na hora da prova o máximo de atenção com a leitura.
5°- Comece pelas questões que tenha domínio, com a disciplina que tem mais aptidão. Pule a questão que está com dificuldade e continue fazendo as outras, para não perder um tempo precioso em uma questão e correr o risco de não conseguir respondê-la. (Theíza Cristhine e Gabriela Penalber)