Moradores da Vila de Apinagés, distrito de São João do Araguaia, no sudeste do Pará, estão revoltados com o descaso da prefeitura em relação à localidade, que é a mais antiga do município. Esse descaso está materializado atualmente em três grandes problemas: a ponte do igarapé Cabeça Danta, que está quebrada e um desvio teve de ser improvisado; a falta de iluminação pública e a ausência de água potável.
Quem denuncia esse descaso são Manoel Santana da Silva, o Manoel Bocão, e Domingos Lima, que estão entre os moradores mais antigos da localidade, que tem cerca de 3 mil habitantes. Eles falam em nome dos outros habitantes, que também estão fartos de tanto descaso.
Segundo eles, teve de ser feito um desvio na ponte do Igarapé Cabeça Danta, que fica a 1 km da vila e a 5 km do perímetro urbano de São João do Araguaia; e há tempos os moradores reivindicam a melhoria, porque o desvio é provisório, mas até hoje não houve resposta do poder público municipal.
Leia mais:Caso a situação persista, os mais de 60 estudantes do Ensino Médio, que estudam em São João, serão prejudicados, da mesma forma que os pacientes que são obrigados a fazer tratamento na cidade, que vão precisar fazer um retorno de quase 40 km.
Tudo isso sem contar com a situação da falta de iluminação pública que inexiste na vila. “As luzes que têm lá são das casas”, resume, ao acrescentar que faltam luminárias em muitos postes e a s luminárias que existem não estão funcionando.
A reportagem do CORREIO tentou contato telefônico com a Prefeitura Municipal de São João, mas os telefones da prefeitura estão desde ontem dando sinal de ocupado. (Chagas Filho)