O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 começa neste domingo, a partir de 13h30 (Horário de Brasilia). A novidade deste ano é que a prova não vai seguir horário de verão, que começou hoje. Portanto, os candidatos devem ficar atentos aos horários locais. Em Marabá, alunos do município e de localidades próximas, se deslocam para realizar a primeira etapa da prova que traz 45 questões de linguagens, 45 questões de ciências humanas além da clássica redação, carro forte do certame.
Edivan Souza Santos, deixou o filho dele Elknin Santiago, 19, em uma escola municipal de Marabá, onde o estudante realizará a prova. Ele conta que a família mora em São Domingos do Araguaia e pelo segundo ano acompanham Elknin na luta por uma vaga na universidade. “Ano passado ele obteve 800 pontos e conseguiu uma bolsa de engenharia de produção em Santa Catarina. Mas como moramos no interior, não teríamos condições de mantê-lo lá. Então esse ano ele vai tentar mais uma vez para ver se consegue uma vaga na universidade local”, explica.
Já os estudantes Amanda Leal (São Domingos do Araguaia) e Lucivan Oliveira (Nova Ipixuna) vão realizar a prova pela primeira vez. Ambos estudaram falaram sobre a importância da dedicação e foco nesse processo. “Eu estudei pela internet, sozinha mesmo e consegui ter acesso a vários materiais interessantes. Mas para estudar sozinho é preciso ter foco e esquecer as distrações”, afirma Amanda, que é complementada por Lucivan, que lembra que o foco deve ser mantido até o fim do preenchimento das questões. “A gente não pode esquecer as regras, desligar o celular, não responder a lápis, ter atenção na hora da prova”, enumera.
Leia mais:Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), esta é a edição do Enem com o menor número de inscritos desde 2010, com 5.095.308 candidatos inscritos em todo o Brasil. Além da prova de hoje, a segunda fase do certame ocorre no dia 9 de novembro. (Bianca Levy).